Skip to main content

Erasmus +
Be my guest ECP

Internacionalização

KA1 – Be My Guest

O projeto “Be My Guest” é o projeto Erasmus+ KA1 da ECP que permite o envio de alunos, docentes e pessoal não docente em mobilidade para fins de estudo, estágio e formação para escolas de toda a Europa.

O projeto “Be my Guest – training abroad” decorreu durante o ano letivo de 2018/2019, contou com 24 mobilidades de alunos, 12 destas para fins de estágio com a duração de dois meses na República Checa e Eslovénia, e 12 com a duração de duas semanas para realização de programas de intercâmbio com instituições de EFP na Espanha e na Dinamarca. Realizaram-se ainda, sob este programa, 10 mobilidades de docentes e pessoal não docente para os quatro países mencionados.

O primeiro projeto Erasmus “Be My Guest – training abroad” da ECP foi dado como concluído com a submissão do relatório final em janeiro de 2020, obtendo 92 em 100 pontos e ainda distinguido em 2020 com o Prémio de Boas Práticas pela Agência Nacional, a mais alta distinção atribuída a este tipo de projetos.

O seu sucessor, o projeto KA1 “Be My Guest 2.0”, aprovado com submissão total em junho de 2019, teve início no ano letivo 2019/2020 e término no ano letivo de 2021/2022 devido às restrições pandémicas que obrigaram ao seu prolongamento. Este projeto executou um total de 52 mobilidades com a realização de 30 mobilidades de alunos e 22 de pessoal não docente na República Checa, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Espanha, Malta, Hungria e Itália. O relatório final deste projeto foi já submetido.

Para o ano letivo 2022/2023, iremos dar continuidade à Estratégia de Internacionalização da escola com a garantia dada pela aprovação com subvenção do projeto KA1 “Be My Guest 3.0.”, que prevê 45 mobilidades para alunos, professores e pessoal não docente, na Eslovénia, Espanha, Países Baixos, Dinamarca, e Alemanha, incluindo, pela primeira vez, mobilidades ErasmusPro com destino a Pamplona (Espanha). Tendo sido já executada a mobilidade de alunos, docentes e pessoal não docente para a Eslovénia, está neste momento em execução a mobilidade PRO de duas alunas em Pamplona (Espanha) com a duração de 60 dias.

A ECP está também envolvida ativamente nos Projetos DigiGreen4VET e DigiPath. A segunda transnational project meeting do projeto DigiPath teve lugar em Génova nos dias 11 a 15 de julho e a primeira transnational projet meeting do projeto DigiGreen4VET em Valência, nos dias 26 a 30 de setembro 2022.

No âmbito do Projeto DigiPath, iremos participar nos Erasmus Days onde pretendemos apresentar os seus objetivos junto dos nossos parceiros em Portugal, de forma a promover e disseminar o projeto.

Internacionalização

KA2

Enquanto escola profissional, consideramos que a integração dos projetos KA2 no nosso processo de internacionalização é fundamental para reforçar a qualidade da formação que proporcionamos. 

Através destas parcerias estratégicas, temos a oportunidade de colaborar com instituições europeias, partilhar boas práticas e desenvolver metodologias inovadoras que enriquecem o nosso trabalho pedagógico. Estes projetos permitem-nos responder aos desafios atuais da educação, como a transição digital, a sustentabilidade e a inclusão, preparando melhor os nossos alunos para um mercado de trabalho em constante evolução. 

Para além disso, fortalecem a nossa rede de contactos internacionais, aumentam a visibilidade da escola e afirmam-nos como uma instituição aberta à Europa, dinâmica e comprometida com a melhoria contínua.

Projetos:

– ARRIVE

– DIGIPATH

– DigiGreen4VET

– Empowerment in Action

Internacionalização

Incoming

Num contínuo trabalho pela inclusão e alargamento da participação, desenvolvemos um conjunto de atividades de internationalization at home, entre as quais se insere o acolhimento de alunos e professores – denominadas mobilidades incoming - das nossas entidades parceiras ao abrigo dos seus programas Erasmus KA1 ou de parcerias bilaterais.

Este tipo de atividade iniciou em 2016/2017, no âmbito de uma parceria desenvolvida com a escola Tradium, da Dinamarca, que se concretizou na realização de um Joint Project, com a duração de duas semanas, na ECP.

Desde recebemos então, anualmente, recebemos cerca 15 alunos da Dinamarca, acompanhados por 2 professores, que desenvolvem um programa de atividades com os alunos e professores portugueses, que consiste na análise de empresas dinamarquesas com presença em Portugal, incluindo, além das sessões de trabalho, momentos informais e de contacto com a realidade portuguesa como visitas a empresas e fábricas, visitas culturais, um almoço de boas-vindas (organizado pela nossa turma de CEF Restaurante/Bar), atividades de convívio e rotas turísticas pelo Porto. Em edições anteriores, o Consulado Real da Dinamarca do Porto enviou votos de sucesso para o projeto.

Em 2018/2019, iniciamos uma parceria com a holandesa Graafschap College para realizar também intercâmbios académicos e culturais de curta duração, tendo em 2019/2020 acolhido esta escola para a realização de um Joint Project com 11 alunos e 2 professores da Holanda.

Acolhemos também, com alguma regularidade, docentes de outras escolas que nos visitam para conhecer as nossas boas práticas e a nossa cidade!

No âmbito de candidaturas KA1 de instituições parceiras, numa lógica de cooperação e retribuição, a ECP propôs-se também a acolher e coordenar alunos que desejem fazer estágios na nossa cidade, bem como organizar atividades de jobshadowing para docentes e pessoal destas escolas. Prevemos, quando seguro no quadro da Covid-19, continuar estes projetos e acolher na ECP alunos e colegas provenientes de vários países!

Ver notícias relacionadas