Descrição do projeto: Cada vez mais, as empresas locais necessitam de ter presença no mercado global para se tornarem mais competitivas e, como tal, o domínio do Inglês é fundamental para contactarem consumidores e fornecedores estrangeiros de forma eficaz. Conscientes desta realidade, a nossa escola e a instituição espanhola fundaram o projeto “From the Spanish fields to the Portuguese markets”, envolvendo alunos de Vendas e Marketing e de Comércio Internacional. Este projeto teve como ponto de partida a simulação de uma operação comercial. Os alunos trocaram correspondência eletrónica para a apresentação das lojas e dos produtos, realização de encomendas e negociação de cláusulas do contrato de compra e venda. O negócio foi “fechado” numa reunião online. Pretendia-se, entre outros objetivos, o reforço das competências orais e escritas na língua inglesa, através de um projeto colaborativo orientado para as áreas vocacionais dos alunos participantes.
Objetivos:
- Mobilizar saberes de outras áreas do conhecimento adstritas ao curso, integrando-os transversalmente no desenvolvimento do projeto;
- Desenvolver estratégias de negociação e de marketing;
- Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita);
- Consolidar soft skills como a capacidade de argumentação, trabalho em equipa e criatividade;
- Demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando ferramentas TIC acessíveis, criativas e adequadas;
- Evidenciar capacidades de comunicação intercultural, tolerância e abertura perante outras realidades e manifestar interesse em conhecê-las;
- Conhecer os hábitos de consumo e os produtos locais dos países parceiros;
- Consolidar a estratégia de internacionalização das escolas envolvidas;
- Aumentar o grau de atratividade dos cursos profissionais, conferindo-lhes uma dimensão mais prática e internacional.
Países parceiros: Portugal e Espanha
Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/221770/home