Escola

eTwinning

Internacionalização

Apresentação do Projeto

O eTwinning é um projeto europeu que promove a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia, de sociedade multilingue e multicultural, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços. Oferece também oportunidades de desenvolvimento profissional gratuito e contínuo para educadores.

Foi lançado em 2005, como a principal ação do programa de e-learning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa, contando com mais de 770.000 professores inscritos.

Acreditamos que, em Portugal, e particularmente na Escola de Comércio do Porto (ECP), o eTwinning pode contribuir cabalmente para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, concorrendo igualmente para a operacionalização da Autonomia e Flexibilidade Curricular, preconizados no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Para além disso, os projetos eTwinning constituem uma excelente oportunidade para promover a educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), dando resposta à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

Funcionamento

Para fazer parte desta comunidade, os professores deverão aceder a www.etwinning.net e fazer o seu registo. Este permite-lhes participar e publicar em fóruns e grupos, onde podem apresentar ideias para projetos e/ou associar-se a propostas de docentes de outros países, bem como aceder a informação e ações de formação.

Para criar um projeto eTwinning, é necessária uma parceria entre a escola e, no mínimo, uma outra escola num país europeu diferente. Os projetos pretendem-se co-construídos e desenvolvidos em cooperação, podendo consistir em qualquer atividade pedagógica (ou várias), de qualquer área de estudos, que seja relevante para o percurso de aprendizagem dos alunos a envolver no projeto.

Internacionalização

Projetos eTwinning da ECP

Visual by sidecar

Escolas envolvidas: Escola de Comércio do Porto e Centro Integrado Cuatrovientos (Pamplona, Espanha)

Ano letivo: 2018/2019

Apresentação breve do projeto: projeto colaborativo que envolveu alunos de Comércio e os professores responsáveis pelas UFCD de Visual Merchandising. Consistiu no desenvolvimento de exercícios de comunicação visual e foi utilizada a rede social Instagram para uma disseminação mais eficaz dos trabalhos dos alunos. O resultado final refletiu as competências que se pretendia reforçar: a criatividade, a colaboração e a comunicação.

Objetivos:

  • Compreender o impacto positivo da comunicação visual (montras) nos propósitos comerciais;
  • Conhecer as especificidades do comércio e do consumidor nos países parceiros do projeto;
  • Desenvolver as competências de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • Promover o contacto com outras culturas e sensibilizar os participantes para a riqueza do mesmo;
  • Desenvolver as soft skills relacionadas com a criatividade, a comunicação verbal e não verbal e o trabalho em equipa.

Link para o Twinspace: 
https://twinspace.etwinning.net/68283/home

European jobs for you(th)

Países parceiros: Portugal (Escola de Comércio do Porto), Alemanha, Espanha, Croácia, Macedónia do Norte, Polónia

Ano letivo: 2020/2021

Apresentação breve do projeto: este projeto sobre a empregabilidade na União Europeia surgiu como resposta a necessidades claramente identificadas, como a elevada taxa de desempego jovem em Portugal e, simultaneamente, o potencial de emprego na área do Turismo noutros países europeus. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visado é o 8º (Trabalho digno e crescimento económico) e está a ser desenvolvido, na ECP, pelos alunos finalistas do curso Técnico de Operações Turísticas e duas docentes de Inglês. As metodologias de projeto utilizadas são o Project-Based Learning (PBL) e o Inquiry-Based Learning (IBL). Este projeto terá como produtos finais, entre outros, um CV criativo e um e-book com informação sobre emprego e as competências valorizadas nos diferentes países europeus (hard skills, soft skills e marketable skills)

Objetivos:

  • Refletir criticamente sobre o seu percurso académico e a possibilidade de desenvolver uma carreira em Portugal ou noutro país europeu;
  • Conhecer o processo de candidatura a emprego em diferentes países da União Europeia;
  • Elaborar uma candidatura a emprego, criando um CV criativo, em formato digital;
  • Conhecer e respeitar as diferentes formas de viver, pensar e trabalhar nos países da UE;
  • Concluir sobre a ligação entre as aprendizagens desenvolvidas em sala de aula e os diversos contextos profissionais;
  • Melhorar as suas competências digitais;
  • Desenvolver as competências orais e escritas na língua inglesa.

Link para o Twinspace: https://twinspace.etwinning.net/121944/home

Let´s share our cultural heritage

Países parceiros: Portugal (Escola de Comércio do Porto), Itália e França

Ano letivo: 2020/2021

Apresentação breve do projeto: este projeto, desenvolvido pela professora Joana Freitas, no âmbito da disciplina de Língua Inglesa, com os alunos do Curso de Educação e Formação “Restaurante/Bar” conta com a colaboração de alunos e professores de duas escolas europeias, uma em França e outra na Itália. Prevê a criação de posters sobre monumentos da UNESCO em Portugal e vídeos sobre o património cultural pessoal, local e/ou familiar de cada um dos alunos. A interação entre alunos e professores será feita através das plataformas eTwinning e Zoom.

Objetivos:

  • Trabalhar conteúdos de inglês aplicados à informação turística da região, de forma lúdica e com uma componente interativa e internacional;
  • Fomentar o conhecimento dos alunos sobre os monumentos e tradições protegidos pela UNESCO, em Portugal;
  • Despertar o interesse pelas culturas portuguesa e europeia, especialmente dos países envolvidos (França e Itália)

Link para o Twinspace:
https://twinspace.etwinning.net/120881/home

Holidays without borders

Países parceiros: Portugal (Escola de Comércio do Porto), Espanha, Alemanha, Roménia, Malta, Macedónia do Norte e Itália

Ano letivo: 2020/2021

Apresentação breve do projeto: este projeto contou com a participação de toda a comunidade educativa da Escola de Comércio do Porto, conjuntamente com 6 escolas parceiras da ECP, parcerias formadas no âmbito de outros projetos, nomeadamente o Erasmus+. Foi criado para celebrar a quadra natalícia/época festiva e o início do ano 2021 de forma intercultural, com a troca de postais com mensagens, por via digital, e impressão dos mesmos, e a participação na Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.

Objetivos:

  • Sensibilizar para a diversidade de tradições e celebrações nesta quadra, quer a nível dos diferentes países, quer de diferentes credos;
  • Proporcionar à comunidade educativa o contacto com uma tradição (escrever e receber postais) e com o mundo exterior, apesar do contexto de pandemia;
  • Trabalhar competências escritas na língua inglesa;
  • Sensibilizar para as ações humanitárias para as quais podemos contribuir através de gestos simples, como assinatura de petições, fomentando o respeito pelos Direitos Humanos.

Link para o Twinspace:
https://twinspace.etwinning.net/139202/home

Evidências:

Opening foreign markets

Escolas envolvidas: Escola de Comércio do Porto e Centro Integrado Cuatrovientos (Pamplona, Espanha)

Ano letivo: 2020/2021

Apresentação breve do projeto: este projeto consiste numa 2ª edição do “International trade deals”, projeto premiado, no ano letivo 2019/2020, com Selo de Qualidade eTwinning. Foram introduzidas algumas alterações relativamente ao projeto anterior, fruto da avaliação final do mesmo e de sugestões que foram apresentadas pelos participantes. Destacam-se a criação de um estudo de mercado (para a identificação de oportunidades de negócio no país parceiro e caracterização do público-alvo) e de um plano de Marketing e o envolvimento de mais uma turma para o efeito; e melhorias no processo de desenvolvimento do projeto, com a utilização de outras ferramentas educativas digitais e o recurso a um número superior de reuniões online que serão promovidas entre os participantes.

Objetivos:

  • Desenvolver técnicas e estratégias de negociação e de marketing;
  • Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa, através de e-mails e roleplays;
  • Adquirir e/ou consolidar soft skills como a capacidade de resolução de problemas, o trabalho em equipa, a criatividade, competências digitais, entre outras;
  • Conhecer os hábitos de consumo, cultura e produtos locais dos países parceiros;
  • Reforçar o processo de internacionalização das escolas envolvidas;
  • Aumentar o grau de atratividade dos cursos profissionais, através da interação entre participantes portugueses e espanhóis.

Link para o Twinspace: 
https://twinspace.etwinning.net/149427/home

Internacionalização

O eTwinning na nossa escola

A implementação do eTwinning na Escola de Comércio do Porto teve início com uma ação de formação para docentes, no ano letivo 2017/2018, com a professora Daniela Guimarães, Embaixadora eTwinning da Região Norte (ver foto).

Neste ano, a ECP teve a sua primeira experiência com o projeto “Merchandising by sidecar”.
No ano letivo seguinte, a professora Dora Rodrigues desenvolveu o projeto “International trade deals” com o Centro Integrado Cuatrovientos, em Pamplona, Espanha, envolvendo no mesmo os alunos da turma finalista de Marketing.

Em 2019, a responsável pelo Departamento de Relações Internacionais esteve presente no Encontro Regional eTwinning, de modo a compreender, de forma mais cabal, o funcionamento deste programa e as suas potencialidades para a consolidação do Projeto de Internacionalização da ECP. De modo a capacitar mais elementos para a utilização da plataforma eTwinning, duas professoras concluíram MOOCs dinamizado pelos embaixadores eTwinning, em colaboração com a DGE, e, em 2020, uma delas marcou também presença no Encontro Regional, fundamental para a recolha de novas metodologias, plataformas educativas digitais e informações atuais sobre o eTwinning.

Os resultados deste trabalho formativo refletem-se no ano letivo 2020/2021, tendo a ECP, em janeiro de 2021, quatro projetos em curso: na qualidade de escola parceira, colabora no projeto “European jobs for you(th)”, conjuntamente com escolas da Alemanha, Croácia, Polónia, Espanha e Macedónia do Norte; na qualidade de fundadora, está, juntamente com uma escola de Espanha, a desenvolver o projeto “Opening foreign markets”, uma 2ª edição do projeto “International trade deals”; o projeto “Let’s share our cultural heritage”, desenvolvido de forma colaborativa com escolas parceiras de Itália e França; e ainda o projeto “Holidays without borders”, reunindo parceiros de escolas de Espanha, Alemanha, Roménia, Malta, Macedónia do Norte e Itália. Estão previstos, até ao final do letivo, pelo menos mais 2 projetos, a desenvolver na disciplina de inglês e em interdisciplinaridade com outras áreas.

De destacar que o projeto “International trade deals” e a docente responsável pelo mesmo foram premiados com a atribuição do Selo de Qualidade eTwinning Nacional, em julho de 2020. Pretende-se manter este reconhecimento de excelência em projetos futuros. Igualmente, em 2020/2021, no sentido de aumentar a qualidade dos seus projetos eTwinning e capacitar mais docentes para o seu desenvolvimento, a ECP desenvolveu uma nova ação de formação interna com o tema “O eTwinning integrado no currículo”, com a simpática e prestável presença das Embaixadoras Daniela Guimarães, Ana Pina e Miguela Fernandes. Ainda nesta ano letivo, apresentará a sua candidatura a Escola eTwinning, reforçando o seu compromisso com este programa.