Skip to main content

Escola

eTwinning

Selo eTwinning
logotipo do eTwinning
Internacionalização

Apresentação do Projeto

O eTwinning é um projeto europeu que promove a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia, de sociedade multilingue e multicultural, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços. Oferece também oportunidades de desenvolvimento profissional gratuito e contínuo para educadores.

Foi lançado em 2005, como a principal ação do programa de e-learning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa, contando com mais de 770.000 professores inscritos.

Acreditamos que, em Portugal, e particularmente na Escola de Comércio do Porto (ECP), o eTwinning pode contribuir cabalmente para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, concorrendo igualmente para a operacionalização da Autonomia e Flexibilidade Curricular, preconizados no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Para além disso, os projetos eTwinning constituem uma excelente oportunidade para promover a educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), dando resposta à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

Funcionamento

Para criar um projeto eTwinning, é necessária uma parceria entre a escola e, no mínimo, uma outra escola num país europeu diferente. Os projetos pretendem-se co-construídos e desenvolvidos em cooperação, podendo consistir em qualquer atividade pedagógica (ou várias), de qualquer área de estudos, que seja relevante para o percurso de aprendizagem dos alunos a envolver no projeto.

Internacionalização

Projetos eTwinning da ECP

2024/2025

Euromochileros Digitales: Descubriendo Hispanoamérica, creando rutas digitales

Descrição do projeto: O projeto “Euromochileros Digitales: Descobrindo Hispanoamérica, criando rotas digitais” centra-se em proporcionar aos estudantes uma imersão virtual na cultura e história da América Latina, utilizando ferramentas de realidade virtual. Esta experiência permite que os alunos explorem diferentes países e localidades de forma virtual, enquanto aprimoram suas habilidades no idioma espanhol. Além disso, o projeto oferece uma plataforma interativa para desenvolver competências culturais e digitais.

Objetivos:

  • Desenvolver competências digitais;
  • Aperfeiçoar as competências linguísticas em espanhol;
  • Estimular o conhecimento de outras culturas hispano-americanas;
  • Incentivar o uso de tecnologias imersivas no processo de aprendizagem

Países parceiros: Alemanha, Portugal, França

Link para o TwinSpace: Link

Entrepreneurial Skills

Descrição do projeto: O projeto “Euromochileros Digitales: Descobrindo Hispanoamérica, criando rotas digitais” centra-se em proporcionar aos estudantes uma imersão virtual na cultura e história da América Latina, utilizando ferramentas de realidade virtual. Esta experiência permite que os alunos explorem diferentes países e localidades de forma virtual, enquanto aprimoram suas habilidades no idioma espanhol. Além disso, o projeto oferece uma plataforma interativa para desenvolver competências culturais e digitais.

Objetivos:

  • Desenvolver competências digitais;
  • Aperfeiçoar as competências linguísticas em espanhol;
  • Estimular o conhecimento de outras culturas hispano-americanas;
  • Incentivar o uso de tecnologias imersivas no processo de aprendizagem

 

2022/2023

Keep calm and eat local

Descrição do projeto: O projeto centra-se no conhecimento de produtos locais nos diferentes países da parceria, bem como nas tradições gastronómicas e culturais.

Objetivos:

  • Desenvolver competências digitais;
  • Desenvolver as soft skills;
  • Desenvolver competências linguísticas;
  • Conhecer outras realidades culturais;

Países parceiros: Portugal, Itália, Polónia, Eslovénia

Link para o TwinSpace: o projeto será implementado em março e abril.

Where Food and Wine Meet

Descrição do projeto: O projeto tem por base descobrir a cultura vinícola e gastronomia tradicional das diferentes regiões dos países parceiros, desenvolvendo atividades de forma colaborativa.

Objetivos:

  • Trabalhar colaborativamente;
  • Melhorar competências linguísticas e de comunicação;
  • Conhecer outras culturas e tradições;
  • Promover a criatividade;
  • Melhorar as competências de organização (através do cumprimento das datas de entrega e responsabilização pelo próprio trabalho na concretização dos objetivos).

Países parceiros: Itália, Portugal e Sérvia.

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net

Promotores Europeus

Objetivos:

  •  Trabalhar de forma colaborativa as datas festivas importantes em Espanha.

Países parceiros: Portugal e Alemanha.

Link para o TwinSpace: https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects

From Navarra Fields to Oporto Market

Objetivos:

  • Trabalhar as estratégias de comércio, através de trabalho colaborativo em língua inglesa.

Países parceiros: Portugal e Espanha.

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net

2021/2022

From the Spanish fields to the Portuguese markets

Descrição do projeto: Cada vez mais, as empresas locais necessitam de ter presença no mercado global para se tornarem mais competitivas e, como tal, o domínio do Inglês é fundamental para contactarem consumidores e fornecedores estrangeiros de forma eficaz. Conscientes desta realidade, a nossa escola e a instituição espanhola fundaram o projeto “From the Spanish fields to the Portuguese markets”, envolvendo alunos de Vendas e Marketing e de Comércio Internacional. Este projeto teve como ponto de partida a simulação de uma operação comercial. Os alunos trocaram correspondência eletrónica para a apresentação das lojas e dos produtos, realização de encomendas e negociação de cláusulas do contrato de compra e venda. O negócio foi “fechado” numa reunião online. Pretendia-se, entre outros objetivos, o reforço das competências orais e escritas na língua inglesa, através de um projeto colaborativo orientado para as áreas vocacionais dos alunos participantes.

Objetivos:

  • Mobilizar saberes de outras áreas do conhecimento adstritas ao curso, integrando-os transversalmente no desenvolvimento do projeto;
  • Desenvolver estratégias de negociação e de marketing;
  • Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita);
  • Consolidar soft skills como a capacidade de argumentação, trabalho em equipa e criatividade;
  • Demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando ferramentas TIC acessíveis, criativas e adequadas;
  • Evidenciar capacidades de comunicação intercultural, tolerância e abertura perante outras realidades e manifestar interesse em conhecê-las;
  • Conhecer os hábitos de consumo e os produtos locais dos países parceiros;
  • Consolidar a estratégia de internacionalização das escolas envolvidas;
  • Aumentar o grau de atratividade dos cursos profissionais, conferindo-lhes uma dimensão mais prática e internacional.

Países parceiros: Portugal e Espanha

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/221770/home

Euroteen Future

Descrição do projeto: Este projeto eTwinning nasceu de um outro projeto pedagógico europeu, o “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, na expectativa de o tornar mais colaborativo, quer para os embaixadores juniores, quer para os seniores, e, sobretudo, de viabilizar a partilha de boas práticas relacionadas com a cidadania europeia. São 9 as escolas EPAS que integram este grupo de trabalho. Visa, fundamentalmente, reforçar a comunicação entre elas, fomentar o trabalho colaborativo, constituir-se numa fonte de partilha e de disseminação de boas práticas relacionadas com a temática da Europa e contribuir para o desenvolvimento da identidade europeia, em geral, e para o reforço do trabalho realizado no âmbito do programa EPAS, em particular.

Objetivos:

  • Reforçar a comunicação entre as várias escolas EPAS;
  • Fomentar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das escolas parceiras do projeto;
  • Consciencializar para a importância dos valores europeus e explorar formas de os integrar na vida quotidiana dos alunos;
  • Sensibilizar para a vivência de uma cidadania responsável;
  • Contribuir para o reforço da identidade europeia;
  • Estimular a partilha de boas práticas no âmbito da temática da Europa.

Escolas parceiras: AE de Albufeira Poente, AE João de Deus, AE Francisco Simões, Colégio Minerva, AE de Arouca, Colégio de Gaia, AE Alcaides de Faria, Escola Profissional Artística do Alto Minho

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/206024/home

This is us! – European friendship

Descrição do projeto: Com este projeto, pretende-se que os alunos reflitam ativa e criticamente sobre a sua própria identidade e filiação cultural e a apresentem aos outros jovens dos países parceiros. Através deste processo de reflexão, bem como do intercâmbio com outras culturas, desenvolvem a sua própria personalidade e consolidam uma verdadeira consciência europeia.

Objetivos:

Desenvolver as competências linguísticas e interculturais dos alunos através:

  • de uma reflexão crítica sobre a sua própria cultura e da apresentação da sua filiação cultural, de forma criativa e interativa, aos outros alunos;
  • da formulação de perguntas, opiniões e feedback sobre as apresentações dos outros alunos;
  • do diálogo ativo e construtivo sobre as diferenças culturais de cada país parceiro, com todos os alunos envolvidos.

Países parceiros: Alemanha, Guiana Francesa, Portugal, Tirol do Sul

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/217993/home

The Formula of Happiness

Descrição do projeto: Os inúmeros confinamentos e restrições que pautaram os últimos dois anos impactaram de forma muito negativa a saúde mental dos nossos alunos. Tornaram-se em jovens ansiosos, desprovidos de um projeto de vida e descrentes relativamente à felicidade. Foi com base nesta constatação que nasceu, numa formação para Mentores eTwinning, o nosso projeto.  Estruturado em 3 partes distintas, mas complementares, utilizou como metodologia a “Aprendizagem Baseada em Projetos”, em colaboração com a Alemanha, Croácia, Espanha, França, Irlanda, Portugal, Polónia, Roménia e Turquia. Recorrendo a ferramentas digitais simples e seguras, os alunos criaram produtos criativos para responder às perguntas “O que é que me faz feliz?”, “O que faz os outros felizes?” e “Como ser feliz e fazer os outros felizes?”.  Este projeto visou a promoção de competências emocionais e relacionais, de comunicação, criatividade, trabalho em equipa, adaptabilidade, entre outras.

Objetivos:

  • Desenvolver a inteligência emocional dos alunos
  • Promover o pensamento crítico e a criatividade através da expressão de sentimentos e emoções
  • Desenvolver a expressão oral e escrita na língua inglesa
  • Promover a interdisciplinaridade
  • Reforçar a internacionalização das escolas parceiras

Escolas parceiras: Alemanha, Croácia, Espanha, França, Irlanda, Portugal, Polónia, Roménia e Turquia

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/189803/home

BREAKING (fake) NEWS!

Descrição do projeto: Vivemos numa era em que a informação é difundida de modo quase imediato, graças a uma tecnologia que permite a divulgação de dados em todos os media. Porém, a informação disseminada é, muitas vezes, falsa, tornando-se urgente despertar consciências para esta realidade e para os danos provocados pela produção de fake news.

Pretende-se, com este projeto, a consecução destes objetivos e a promoção nos nossos alunos de competências-chave que lhes permitam assumir um papel ativo na sensibilização dos outros para a problemática da desinformação.

A gamificação será uma das metodologias utilizadas ao longo deste projeto pelo impacto positivo que geralmente provoca nos níveis motivacionais do nosso público-alvo.

Um dos produtos finais será uma escape room digital dedicada ao tema, desenvolvida de forma colaborativa com o país parceiro, que será posteriormente jogada por toda a comunidade escolar, aumentando, desta forma, o potencial de impacto que este produto final poderá ter.

Objetivos:

  • Consciencializar para a problemática das fake news e da desinformação
  • Desenvolver estratégias e competências que permitam identificá-las e prevenir a sua utilização e disseminação
  • Promover o desenvolvimento de soft skills, como a comunicação na língua inglesa, trabalho em equipa, pensamento crítico, criatividade e as competências digitais
  • Consciencializar para a diversidade cultural, promovendo valores de tolerância e respeito pela mesma
  • Promover a interdisciplinaridade através do desenvolvimento de um projeto que involve diversas competências
  • Reforçar a internacionalização das escolas envolvidas e fortalecer a sua colaboração

Escolas parceiras: Alemanha e Portugal.

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/245866/home

Your consumption, your impact!

Descrição do projeto: O projeto “O teu consumo o teu impacto” analisa os problemas associados ao consumismo e coloca os alunos a ponderar sobre as suas próprias decisões de consumo no seu quotidiano, nomeadamente na alimentação, vestuário e “gadgets”.

Objetivos: consciencializar os alunos sobre o consumo responsável, levando em consideração o impacto de suas decisões de consumo no meio ambiente, na sociedade, na família e no seu bem-estar.

Países parceiros: Portugal e Turquia.

Nota: o Agrupamento de escolas de Carcavelos também está a desenvolver o projeto connosco.

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/188584/home

!Vamos que nos Vamos!

Descrição do projeto: O tema do projeto foi uma viagem digital pelas comunidades autónomas de Espanha, na qual a sua cultura e características foram trabalhadas e descobertas. O tema foi desenvolvido pelos alunos, criando um mundo em 3D por grupos compostos por alunos pertencentes às 3 escolas envolvidas. Os alunos tiveram a oportunidade de  trocar ideias, negociar e decidir em conjunto os conteúdos da apresentação, criar a visita digital da sua comunidade e apresentá-la em conjunto. O resultado traduz-se em viagens em 3D pelas diferentes comunidades autónomas espanholas, com foco no que as torna únicas a nível cultural e do ponto de vista turístico. O projeto foi realizado na Unidade U18 –  Comunicação em língua espanhola no serviço de Operações Turísticas, no Curso Técnico de Operações Turísticas. A língua espanhola foi sempre utilizada como forma de comunicação entre os colegas de grupo e como metalinguagem.

Objetivos: 

  • Promoção da identidade europeia e internacional na utilização ativa de uma língua estrangeira (espanhol);
  • aquisição de conhecimentos culturais regionais e sociais específicos; utilização segura de plataformas digitais e várias aplicações para intercambio digital;
  • Investigação eficaz e reflexiva na Internet;
  • aplicação de princípios básicos de programação na criação de apresentações em 3D;
  • capacidade de trabalhar com sucesso numa equipa através da realização de um projeto internacional e capacidade de dar feedback construtivo.

Escolas Envolvidas: Escola de Comércio do Porto (Porto, Portugal); Max-Weber- Berufskolleg (Dusseldorf, Alemanha).

Países parceiros: Portugal e Alemanha.

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/224230/home

2020/2021

European jobs for you(th)

Logo european jobs foy you(th)

Países parceiros: Portugal (Escola de Comércio do Porto), Alemanha, Espanha, Croácia, Macedónia do Norte, Polónia

Apresentação breve do projeto: este projeto sobre a empregabilidade na União Europeia surgiu como resposta a necessidades claramente identificadas, como a elevada taxa de desempego jovem em Portugal e, simultaneamente, o potencial de emprego na área do Turismo noutros países europeus. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visado é o 8º (Trabalho digno e crescimento económico) e está a ser desenvolvido, na ECP, pelos alunos finalistas do curso Técnico de Operações Turísticas e duas docentes de Inglês. As metodologias de projeto utilizadas são o Project-Based Learning (PBL) e o Inquiry-Based Learning (IBL). Este projeto terá como produtos finais, entre outros, um CV criativo e um e-book com informação sobre emprego e as competências valorizadas nos diferentes países europeus (hard skills, soft skills e marketable skills)

Objetivos:

  • Refletir criticamente sobre o seu percurso académico e a possibilidade de desenvolver uma carreira em Portugal ou noutro país europeu;
  • Conhecer o processo de candidatura a emprego em diferentes países da União Europeia;
  • Elaborar uma candidatura a emprego, criando um CV criativo, em formato digital;
  • Conhecer e respeitar as diferentes formas de viver, pensar e trabalhar nos países da UE;
  • Concluir sobre a ligação entre as aprendizagens desenvolvidas em sala de aula e os diversos contextos profissionais;
  • Melhorar as suas competências digitais;
  • Desenvolver as competências orais e escritas na língua inglesa.

Link para o Twinspace: https://twinspace.etwinning.net/121944/home

Distinguida com Selo de Qualidade: 

Distinguida com Selo Europeu de Qualidade: 

Let´s share our cultural heritage

Países parceiros: Portugal (Escola de Comércio do Porto), Itália e França

Apresentação breve do projeto: este projeto, desenvolvido pela professora Joana Freitas, no âmbito da disciplina de Língua Inglesa, com os alunos do Curso de Educação e Formação “Restaurante/Bar” conta com a colaboração de alunos e professores de duas escolas europeias, uma em França e outra na Itália. Prevê a criação de posters sobre monumentos da UNESCO em Portugal e vídeos sobre o património cultural pessoal, local e/ou familiar de cada um dos alunos. A interação entre alunos e professores será feita através das plataformas eTwinning e Zoom.

Objetivos:

  • Trabalhar conteúdos de inglês aplicados à informação turística da região, de forma lúdica e com uma componente interativa e internacional;
  • Fomentar o conhecimento dos alunos sobre os monumentos e tradições protegidos pela UNESCO, em Portugal;
  • Despertar o interesse pelas culturas portuguesa e europeia, especialmente dos países envolvidos (França e Itália)

Link para o Twinspace:
https://twinspace.etwinning.net/120881/home

Distinguida com Selo Europeu de Qualidade: 

Holidays without borders

Países parceiros: Portugal (Escola de Comércio do Porto), Espanha, Alemanha, Roménia, Malta, Macedónia do Norte e Itália.

Apresentação breve do projeto: este projeto contou com a participação de toda a comunidade educativa da Escola de Comércio do Porto, conjuntamente com 6 escolas parceiras da ECP, parcerias formadas no âmbito de outros projetos, nomeadamente o Erasmus+. Foi criado para celebrar a quadra natalícia/época festiva e o início do ano 2021 de forma intercultural, com a troca de postais com mensagens, por via digital, e impressão dos mesmos, e a participação na Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.

Objetivos:

  • Sensibilizar para a diversidade de tradições e celebrações nesta quadra, quer a nível dos diferentes países, quer de diferentes credos;
  • Proporcionar à comunidade educativa o contacto com uma tradição (escrever e receber postais) e com o mundo exterior, apesar do contexto de pandemia;
  • Trabalhar competências escritas na língua inglesa;
  • Sensibilizar para as ações humanitárias para as quais podemos contribuir através de gestos simples, como assinatura de petições, fomentando o respeito pelos Direitos Humanos.

Link para o Twinspace:
https://twinspace.etwinning.net/139202/home

Evidências:

Distinguida com Selo de Qualidade: 

Opening Foreign Markets

Descrição do projeto: Vivemos num mundo VUCA, pautado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Estas características são ainda mais evidentes na esfera comercial. As empresas locais necessitam de ter presença no mercado global para se tornarem mais competitivas e, como tal, o domínio do Inglês é fundamental para contactarem consumidores e fornecedores estrangeiros de forma eficaz. Conscientes desta realidade, a nossa escola e a instituição espanhola fundaram o “Opening Foreign Markets”, envolvendo alunos de Comércio e de Marketing. Este projeto teve como ponto de partida a simulação de uma operação comercial. Os alunos de Comércio trocaram emails para a apresentação das lojas e dos produtos, realização de encomendas e negociação de preços, cláusulas do contrato de compra e venda e condições de pagamento. O negócio foi “fechado” numa reunião online. Os alunos de Marketing fizeram um estudo comparativo dos 2 países e apresentaram os dados na reunião.

Objetivos:

  • Mobilizar saberes de outras áreas do conhecimento adstritas ao curso, integrando-os transversalmente no desenvolvimento do projeto
  • Desenvolver estratégias de negociação e de marketing
  • Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita)
  • Consolidar soft skills, como a capacidade de argumentação e resolução de problemas, trabalho em equipa e criatividade
  • Demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando ferramentas TIC acessíveis, criativas adequadas
  • Evidenciar capacidades de comunicação intercultural, tolerância e abertura perante outras realidades e manifestar interesse em conhecê-las
  • Conhecer os hábitos de consumo e os produtos locais dos países parceiros
  • Consolidar a estratégia de internacionalização das escolas envolvidas
  • Aumentar o grau de atratividade dos cursos profissionais, conferindo-lhes uma dimensão mais prática e internacional.

Países parceiros: Portugal e Espanha

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/149427/home

Distinguida com Selo de Qualidade: 

2019/2020

International Trade Deals

Escolas envolvidas: Escola de Comércio do Porto e Centro Integrado Cuatrovientos (Pamplona, Espanha)

Descrição do projeto: Os alunos envolvidos neste projeto estão no seu último ano do curso profissional Técnico de Marketing. Ao longo do ciclo de estudos, compreenderam que, nos dias de hoje, as empresas locais necessitam de ter presença no mercado global para se tornarem mais competitivas e, como tal, o domínio da língua inglesa é fundamental para contactarem consumidores e fornecedores estrangeiros, de forma natural e eficaz. Este projeto teve como ponto de partida a simulação de uma operação comercial, durante a qual se trocaram emails para a apresentação das lojas que representavam e produtos vendidos e/ou serviços prestados; a realização de uma encomenda; e a negociação de preços, cláusulas do contrato de compra e venda e termos e condições de pagamento. O negócio foi, por fim, “fechado” numa reunião via Skype e no posterior envio e assinatura do contrato.

Objetivos:

  • Desenvolver técnicas e estratégias de negociação e de marketing
  • Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita)
  • Consolidar soft skills, como capacidade de comunicação, argumentação e resolução de problemas, trabalho em equipa, criatividade, iniciativa e competências digitais
  • Demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando suportes tecnológicos
  • Conhecer os hábitos, cultura e produtos locais dos países parceiros
  • Mobilizar saberes de outras áreas do conhecimento adstritas ao curso, integrando-os transversalmente no desenvolvimento do projeto
  • Evidenciar capacidades de comunicação intercultural, tolerância e abertura perante outras realidades e manifestar interesse em conhecê-las e sobre elas realizar aprendizagens
  • Construir e/ou consolidar uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros
  • Reforçar a estratégia de internacionalização da escola com esta parceria e a possibilidade de implementação de outros projetos internacionais

Países parceiros: Portugal e Espanha

Link para o TwinSpace: https://twinspace.etwinning.net/107251/home

Distinguida com Selo de Qualidade: 

2018/2019

Visual by sidecar

Escolas envolvidas: Escola de Comércio do Porto e Centro Integrado Cuatrovientos (Pamplona, Espanha)

Apresentação breve do projeto: projeto colaborativo que envolveu alunos de Comércio e os professores responsáveis pelas UFCD de Visual Merchandising. Consistiu no desenvolvimento de exercícios de comunicação visual e foi utilizada a rede social Instagram para uma disseminação mais eficaz dos trabalhos dos alunos. O resultado final refletiu as competências que se pretendia reforçar: a criatividade, a colaboração e a comunicação.

Objetivos:

  • Compreender o impacto positivo da comunicação visual (montras) nos propósitos comerciais;
  • Conhecer as especificidades do comércio e do consumidor nos países parceiros do projeto;
  • Desenvolver as competências de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • Promover o contacto com outras culturas e sensibilizar os participantes para a riqueza do mesmo;
  • Desenvolver as soft skills relacionadas com a criatividade, a comunicação verbal e não verbal e o trabalho em equipa.

Link para o Twinspace: 
https://twinspace.etwinning.net/68283/home

atividade eTwinning
Alunos a trabalhar
Internacionalização

O eTwinning na nossa escola

A implementação do eTwinning na Escola de Comércio do Porto teve início com uma ação de formação para docentes, no ano letivo 2017/2018, com a professora Daniela Guimarães, Embaixadora eTwinning da Região Norte. Neste ano, a ECP teve a sua primeira experiência com o projeto “Merchandising by sidecar”. (ver foto).

eTwinning

No ano letivo 2019/2020, a professora Dora Rodrigues desenvolveu o projeto “International trade deals” com o Centro Integrado Cuatrovientos, em Pamplona, Espanha, envolvendo no mesmo os alunos da turma finalista de Marketing. O primeiro Selo de Qualidade eTwinning para ECP foi atribuído a este mesmo projeto, correspondendo a uma distinção Nacional, em julho de 2020.

Ainda neste ano, iniciou-se a nossa participação em Encontros Regionais eTwinning, de modo a compreender, de forma mais cabal, o funcionamento deste programa e as suas potencialidades para a consolidação do Projeto de Internacionalização da ECP e recolha de novas metodologias, plataformas educativas digitais e informações atuais sobre o eTwinning, posteriormente partilhadas com os restantes colegas.

Em 2020/2021, no sentido de aumentar a qualidade dos seus projetos eTwinning e capacitar mais docentes para o seu desenvolvimento, a ECP desenvolveu uma nova ação de formação interna com o tema “O eTwinning integrado no currículo”, com a simpática e prestável presença das Embaixadoras Daniela Guimarães, Ana Pina e Miguela Fernandes. Ao longo dos anos, de modo a capacitar mais elementos para a utilização da plataforma eTwinning e responder a necessidades específicas, diversos professores continuam a concluir MOOCs dinamizado pelos embaixadores eTwinning, em colaboração com a DGE, e, ou na plataforma de aprendizagem do eTwinning live.

No ano letivo 2021/2022, a ECP recebeu pela primeira vez a distinção de Escola eTwinning, figurando, orgulhosamente, desde então na rede oficial de escolas europeias consideradas líderes na promoção dos valores do eTwinning: inovação no ensino, formação integral, cidadania ativa e trabalho colaborativo.

×
Olá!

Precisas de ajuda? Fala já connosco através do WhatsApp!

×