Testemunhos ECP

Fotografia Sara Gomes

Sara
Gomes

Finalista do Curso Técnico(a) Comercial no ciclo de 2013/2016

Iniciei o Curso Técnico de Comércio, na Escola do Comércio do Porto (ECP), em 2013.

Todo o conteúdo programático do curso de Comércio foi fundamental do longo de todo o meu percurso profissional. Consegui colocar em prática em loja muitos dos conceitos aprendidos. Recordo ainda toda a equipa de professores que tive e toda a disponibilidade e atenção que tinham com os alunos. Em especial, a minha coordenadora de curso, Diana Monteiro, que nos acompanhou durante 3 anos e esteve sempre disponível “fora d’horas”.

A realização dos estágios curriculares, abriu-me muitas portas e recebi propostas de trabalho dos sítios onde estagiei. Desde então, o facto de ter estagiado (o que me deu experiência) e o meu curso ser direcionado para o comércio, para mim foi mais fácil arranjar emprego.

Desde que saí da ECP, comecei logo a trabalhar na Fuxia (que foi um dos meus estágios). Depois a loja encerrou e eu consegui trabalhar na Parfois. Primeiro como colaboradora a part-time em Sta Catarina, depois passei a full-time e sub-gerente no Gaia Shopping e finalmente gerente de várias lojas: Espinho, Parque Nascente, Alameda, Gaia Shopping e Sta Catarina. O que para mim, foi sem dúvida interessante para perceber a dinâmica das várias lojas.

Hoje, com o objetivo de progredir na minha carreira profissional, pretendo explorar ainda mais a área de comércio que tanto gosto. Estou, por isso, a tirar um curso superior relacionado também com vendas para dar continuidade a tudo o que aprendi na ECP.

Fotografia Cátia Macedo

Cátia Macedo

Finalista do Curso Técnico Comercial no ciclo de 2013/2016

"Foi muito gratificante frequentar a Escola do Comércio do Porto a todos os níveis. Desde a equipa docente, até aos conhecimentos adquiridos foram uma grande mais-valia para todo o meu desempenho profissional, o que se refletiu no meu prosseguimentos dos estudos na área e na conquista do meu 1o emprego.”

Licenciatura na área de Negócios e Comércio Internacional no IPMAIA.
Colaborada em part time na Claire's (2016 - até ao presente).

Fotografia Ricardo Marques

Ricardo Marques

Finalista do curso Técnico(a) de Operações Turísticas 2018/2021

“A Escola de Comércio do Porto teve e continua a ter um papel importante na minha vida. É a porta de entrada para o mundo do trabalho como futuro Operador Turístico.
Os estágios profissionais que realizei na área do Turismo ajudaram-me a perceber que era esta a minha paixão e que tomei a decisão certa quando optei pelo curso Técnico de Operações Turísticas. É importante salientar e agradecer aos professores pela disponibilidade, profissionalismo e orientação durante todas as etapas do curso.”

Inês
Branco

Finalista do Curso Técnico(a) de Marketing 2018/2021

“Primeiramente, gostaria de agradecer à ECP por todas as oportunidades que tive ao longo destes 3 anos de formação. Como aluna finalista, ao fazer uma retrospetiva do meu percurso nesta escola, concluo que evoluí enquanto ser humano e como aluna. Descobri capacidades em mim que certamente não teria descoberto se não fosse pelos diversos projetos e desafios que me foram lançados. Com este curso adquiri competências técnicas, através dos estágios que foram bastante enriquecedores para a minha trajetória. Não posso deixar de mencionar a minha experiência Erasmus, que vou para sempre levar comigo, bem como tudo o que aprendi com colegas e professores.

Muito obrigada por fazer parte deste projeto e desta família ECP, uma escola com ATITUDE!”

Joana Capitão

Finalista do Curso Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital 2018/2021

“Há 4 anos atrás, iniciei o meu percurso na Escola de Comércio do Porto através de um Curso de Educação e Formação de Jovens (CEF) e rapidamente me interessei pela área do Digital. No ano seguinte, surgiu o curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital, no qual me aventurei sem pensar duas vezes e pelo qual estou extremamente grata! Tive a oportunidade de conhecer grandes presenças na área, através do Fórum Digital e dos estágios diversificados que desenvolvi. Hoje, sei que o Digital é a minha paixão e o meu objetivo de vida!

Ao longo destes três anos tive a oportunidade de viver momentos incríveis. É um curso árduo mas gratificante que envolve todo o tipo de emoções. Este curso deu-me oportunidades únicas, mas a que mais me marcou foi a oportunidade de conhecer pessoas que achava inatingíveis e até hoje mantenho uma boa ligação. Vi alguns dos meus sonhos tornados realidade. Hoje, sei estar presente no digital de uma forma saudável e segura. Sinto-me orgulhosa por fazer parte do curso responsável pelo evento "Fórum Digital", um evento que permite transmitir conhecimento de uma forma dinâmica. Termino o curso orgulhosa e agradecida à ECP pela oportunidade de conhecer este novo mundo.”

Nélson Gonçalves - Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital

Nélson
Gonçalves

Aluno do Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital no ciclo de 2020/2023

"Desde que entrei na ECP que a minha vida tem vindo a melhorar todos os dias. As aulas são diferentes de todas as outras escolas, são aulas muito mais interativas e a qualidade delas é melhor ou tão boa que qualquer escola de ensino regular. Os professores e colaboradores da ECP são profissionais extremamente bons e fazem de tudo para que os alunos tenham possibilidades de atingir as suas metas e objetivos. De forma geral estou extremamente contente desde o primeiro dia que entrei na escola e espero que tudo se mantenha!”
Fotografia da Ana Raquel Gomes

Ana
Gomes

Marketing Diretor na Menina Design Group

"Os conhecimentos que adquiri na Escola de Comércio do Porto, não foram apenas teóricos, foram também uma preparação para o mercado de trabalho. A diversidade e a qualidade dos locais de estágio é uma das mais-valias desta escola."
Fotografia do Luís Rocha

Luís Rocha

Finalista do curso Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital 2018/2021

“Agora que o digital está cada vez mais presente na vida de todos, este é um curso muito importante pois conseguimos adquirir imensos conhecimentos nesta área. Por causa deste curso, começamos a olhar o mundo do digital de uma forma diferente e conseguimos entender o verdadeiro alcance das redes sociais e do Google, por exemplo. O curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital fez-me explorar a minha criatividade e superar tudo aquilo que pensava serem os meus limites.”
Fotografia do testemunho da Beatriz Almeida

Beatriz Almeida

Aluna do Curso Técnico(a) de Marketing 2014/2017

“A minha passagem pela Escola de Comércio do Porto foi uma das etapas mais importantes da minha vida. Nesta escola frequentei o 10°, 11° e 12° ano no Curso Técnico de Marketing e conheci o verdadeiro significado de educação, rigor e disciplina aliado ao companheirismo, cooperação e proximidade. O ambiente é incrível e as pessoas são melhores ainda, desde a Dona Madalena da secretaria, passando pelos professores, funcionários, chegando até à Doutora Ana Mestre que mesmo passados 3 anos desde que terminei o meu percurso na ECP, continua a passar por mim com um sorriso e com todo o carinho como se ainda fosse uma aluna desta escola. Poderia passar horas a escrever sobre esta instituição e sobre os grandes profissionais e pessoas que aqui conheci. Se pudesse voltar, voltaria sem pensar duas vezes.”
fotografia do testemunho da Sara Santos

Sara Santos

Aluna do Curso Técnico(a) de Marketing 2015/2018

“Caí na ECP de para-quedas, mas desde o primeiro minuto me senti em família. Foi um local que marcou o meu percurso académico, onde começou o bichinho pelo Marketing que até agora se mantém. Só tenho a agradecer por tudo o que fizeram por mim e por tudo o que me ensinaram, a nível académico, profissional e pessoal.”
Fotografia da Raquel Freitas

Raquel Freitas

Estudante de Economia na Universidade de Coimbra

Aquilo que sinto pela ECP é inexplicável, ela foi a minha segunda casa. Desde os funcionários, professores e diretores, via-os como como a minha segunda família. Foram realmente anos maravilhosos e inesquecíveis. Posso afirmar que foi uns dos melhores anos da minha vida. Recordo esta época com muito carinho, amor e, acima de tudo, com muita felicidade. Quando te sentes bem numa casa, é um bom caminho para teres um progresso escolar brilhante e um benéfico desenvolvimento pessoal. Eu realizei um curso profissional nível III na ECP, Técnico de Comércio, adquiri ilimitados conhecimentos a nível de gestão comercial e competências de campos comerciais que, mais tarde, pude transpor para a prática. Hoje, trabalho na área de comércio na Suíça e sou finalista na Licenciatura de Economia, graças ao desempenho dos professores desta escola que fizeram de tudo para eu dar sempre o meu melhor. Tornaram-me uma Raquel cheia de garra e com objetivos para o futuro…
Fotografia do testemunho do Pedro Vale

Pedro Vale

Aluno do Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital no ciclo de 2020/2023

“Estou muito feliz por estar no curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital. Este é um curso que nos ensina tanto a nível teórico como a nível técnico e prático mas, para além disso, é um curso divertido que nos ensina principalmente a comunicar.”
Rafaela Teixeira - Curso Técnico Comercial

Rafaela Teixeira

Finalista do Curso Técnico(a) Comercial 2018/2021

“Quando tomei a decisão de seguir o ensino profissional, confesso que foi porque não gostava nada de estudar e queria esquivar-me à faculdade. Porém, estou na ECP desde 2018 e sinto que evoluí muito em aspetos que terão impacto no meu futuro.

Desde 2019 que consigo fazer uma apresentação oral com mais à vontade e segurança, fruto das inúmeras apresentações que nos são propostas. Para além disso, desde que entrei na Escola de Comércio do Porto, percebi que tinha potencial para “bater asas e voar”, não só para o mercado de trabalho, se assim o decidir, mas também para o ensino superior, que me poderá facultar uma licenciatura num curso de Gestão.”

Foto do Rafael Sá

Rafael Sá

Técnico de Contabilidade da Geostar – Sonae

"A minha vivência na Escola Comercio do Porto teve início em 2004, na flor da idade da adolescência, em que sabemos tudo (ou pensamos que sabemos) e somos aventureiros, e, na verdade, para mim foi uma aventura grande entrar na Escola Comércio do Porto. Se a principal função da escola é a alfabetização dos alunos, posso dizer que “levei” mais do que isso, posso dizer que ganhei uma “família”, desde professores, funcionários, colegas de escola, a colegas de turma, muitos desses agora são meus amigos. Frequentei o de Técnico de Contabilidade. Sou e sempre fui a favor dos cursos profissionais, preparam-nos melhor para o mercado de trabalho, não se baseiam só em teoria, e permitem-nos pôr em prática quase tudo o que aprendemos nas aulas, principalmente com realização da PAP (Prova de Aptidão Pedagógica). Neste momento, consigo pôr em prática muitos dos ensinamento retirados do curso, estou a trabalhar na área financeira da Sonae, onde tenho a função de lançamento e contabilização de faturas da empresa Geostar."
Fotografia do Vitor Monteiro

Victor Monteiro

Técnico de Contabilidade no Departamento Financeiro da Associação Comercial do Porto

"A minha opção passou por me candidatar a um curso profissional que me desse acesso a conhecimentos mais específicos na área que eu queria prosseguir estudos e fui muito melhor preparado para a Universidade."

Erasmus ECP

Erasmus Barcelona 2019

Noemi
Henriques

Intercâmbio com a escola Jesuítes El Clot, em Barcelona, Espanha (10 a 25 de maio de 2019).

“O tempo que passei em Barcelona fez-me crescer como pessoa e como profissional. Ganhei mais independência, aprendi como gerir melhor o meu dinheiro e as visitas profissionais foram bastante úteis para o meu futuro.”
Fotografia Maria Duarte

Maria
Duarte

Joint project com a escola Tradium em Randers, Dinamarca (10 a 25 de março de 2019)

“Inicialmente tive receio de participar, pois não acreditava que iria ser escolhida… mas tentei na mesma e confiei mais nas minhas capacidades, e acabei por ter uma oportunidade incrível, de melhorar o meu inglês e métodos de trabalho, a minha autonomia, conhecer pessoas de outros países e uma cultura diferente e evoluir como pessoa.”
Fotografia Jorge Soblechero

Jorge
Soblechero

FCT em Nový Jicin, República Checa (10 de janeiro a 10 de março de 2019)

“Durante os dois meses na República Checa aprendi a conviver diariamente com pessoas e a lidar com situações inesperadas e difíceis e graças a elas cresci tanto como pessoa como profissional. O estágio foi uma experiência nova e divertida, pois pela primeira vez estive do lado dos professores e os alunos gostavam de mim e queriam ter-me ali. Todo o apoio fornecido pela escola tanto daqui como de lá foi excecional e não me faltou nada. A minha experiência não podia ter corrido melhor. Recomendo a toda a gente que tiver a oportunidade de realizar Erasmus+ que o faça.”
Erasmus Dinamarca

Mãe da Maria Duarte

Erasmus na Dinamarca, 2019

“No momento que recebi a notícia que ela era uma das escolhidas, o orgulho e a felicidade foram os primeiros sentimentos que vivenciei.
Sabendo da vontade e do sonho da minha filha estudar num país diferente e eu não tendo a possibilidade de o realizar, fico feliz por ela ter escolhido o ensino profissional e esta escola para concluir o 12º ano.
Acredito que esta experiencia tenha tido um impacto positivo na vida da minha filha, sendo que pôde desenvolver a sua autonomia a níveis profissionais e evoluir como pessoa.”
erasmus eslovenia

Avó do Rafael Silva

Erasmus na Eslovénia, 2019

“Esta foi uma grande experiência para o Rafael, poder conhecer outros países. Ele cresceu muito e eu fico muito agradecida por tudo, foram bem protegidos e acompanhados.”
Erasmus Republica Checa

Pais da Beatriz Barros

Erasmus na República Checa, 2019

“Sempre incutimos à nossa filha uma permanente procura do conhecimento, de fazer algo diferente que a enriqueça como pessoa, nos cuidados da relação com o outro, capacidade de espirito crítico, respeito pelo próximo. Depressa deduzimos que o melhor é deixar que os nossos filhos descubram o seu “mundo”.

Este estágio de alguma forma serviu para que ela desenvolvesse as suas competências, adquirisse outras, passasse por experiências diversas a nível pessoal e profissional, desenvolver a sua personalidade e daí amadurecer.

Queremos deixar a nossa gratidão à Escola de Comércio do Porto e seus professores pelo desenvolvimento do estágio do Projeto “Erasmus+” e esperar que estas iniciativas contribuam para o desenvolvimento do espírito de uma Europa solidária, inclusiva e que os nossos filhos possam valorizar esse contributo.

O nosso muito obrigado!”

Erasmus Holanda 2020

Mãe da Cecília Fonseca

Erasmus na Holanda, 2020

“Depois do Erasmus, sinto-a uma pessoa mais madura e responsável, sinto que esta mobilidade se constituiu como uma experiência de desenvolvimento pessoal em todos os aspetos, principalmente pelo facto de ela estar independente, o contacto que teve com outras culturas, com outra língua, com outras pessoas e todas as aventuras que teve.”
Erasmus Holanda 2020

Pais do Diogo Pinto

Erasmus na Holanda, 2019

“Estas iniciativas fazem dos nossos filhos mais capazes, mais conhecedores da vida real e da existência de um mundo diferente do nosso. Faz com que as suas vidas sejam também elas muito mais ricas!

Conheceu uma nova cultura europeia muito diferente da nossa, os seus costumes, modo de vida e sobretudo veio com a noção do civismo que nessas culturas mais a norte da europa imperam.

Vimos um rapaz mais aberto, com mais iniciativa em tomar decisões e como se costuma dizer “desenrascado”, pois teve que fazer por lá o que não estava muito acostumado a fazer por cá!
Sobre a sua organização, foi muito boa, estivemos sempre seguros e confiantes de um bom sucesso.”

Empresas ECP

Logotipo Real Companhia Velha

João Castro

Responsável de Turismo da Real Companhia Velha

“Quais são as mais-valias que identificam na seleção e recrutamento de colaboradores cuja formação foi completada no ensino profissional?”

Iniciando este testemunho, gostaria de começar por referir uma verdade universal, que é simplesmente “ O saber nunca ocupa espaço”…

Durante séculos a educação, sempre foi o mais forte instrumento das civilizações, o ensino, a cultura, estiveram sempre presentes na mente de todo e qualquer cidadão, de qualquer civilização.

Ser instruído, educado, e ter conhecimentos é uma forte mais valia, especialmente nos dias de hoje e nos últimos anos, habitualmente e aqui em Portugal, há cerca de 40 anos o ensino privava pela escola primária, preparatória, secundária e posteriormente para os melhores, mais habilitados e com condições, a Universidade.

Existiu sempre um pequeno deserto, na transição entre escola, e o trabalho profissional, uma travessia, por vezes morosa, entre o terminar a escolaridade, e dar os primeiros passos no mundo profissional.

Há pouco mais de 30 anos, começaram a nascer as Escolas profissionais, um verdadeiro Oásis, neste deserto, os alunos destas escolas, eram direcionados completamente para uma área especifica de atividade profissional, e além do conhecimento obtido nas áreas normais do ensino, obtiveram disciplinas especificas, e conhecimentos que lhes permitiram entrar no mercado de trabalho de forma direta e consistente…

Ou seja, esse Oásis, que foram as escolhas profissionais, transformou o deserto num passeio, e hoje ajuda milhares de estudantes a conseguirem acesso a postos de trabalho e cargos, já conscientes e conhecedores das realidades do que vão enfrentar!
Os programas de estágios são das melhores ferramentas aplicadas pelas
escolas profissionais, e ajudam a inserir o aluno(a) no contexto profissional, ou seja, ao invés de sair da escola e ir aprender o seu trabalho, o aluno(a), graças ao trabalho e ensino proporcionado pela Escola Profissional, já entra ao serviço conhecedor das realidades e objetivos, ou seja, vai limar uns bons 2 anos de aprendizagem técnica, que lhe foram ensinados na escola, e começar a produzir, interagir, e a caminhar mais rápido para o seu sucesso no interior da empresa que o contrata.

Na empresa que represento e sou responsável, selecionamos sempre os melhores no recrutamento, mais aptos, mais motivados e com vontade de progredir na nossa área de trabalho que é o Turismo, e efetivamente a esmagadora maioria, vem de Escolas profissionais, muitos dos quais, até, previamente estagiaram connosco.

As Escolas profissionais tem como mais valia identificar as necessidades do mundo empresarial, e direcionam o seu ensino nesse sentido, nos últimos anos, tem desenvolvido, e falo somente do Turismo onde me insiro, planos de desenvolvimento linguístico, estágios pela Europa em países de línguas distintas, e isto é chave para o nosso futuro.

Contato com pessoas é outro dos pormenores desenvolvidos e essenciais, para uma boa interpretação do que será o seu trabalho, e como podem melhorar e desenvolver as suas competências.

Foi um prazer participar na iniciativa, eu pessoalmente fui aluno de um curso Técnico Profissional de Comunicação e Difusão, dos primeiros a serem criados na área em que trabalho.

logotipo da BSK Medical

Hélder
Firmino

CEO da BSK Medical

“Ao longo dos anos, temos tido a oportunidade de trabalhar em estreita parceria com a ECP, tendo testemunhado a mais valia que é a formação profissional dos seus alunos. Quando comparamos com outras áreas de ensino, verificamos que estes alunos estão mais capacitados ao nível da atitude de trabalho e do saber fazer/acontecer, tão importante nos dias de hoje. São um ativo importante para qualquer organização empresarial.”

Helder Firmino, Mentor Profissional dos alunos do 11º ano do curso Técnico de Marketing

logotipo da gangas

Arménio
Ganga

Digital Marketing Manager na Gangas Digital

“A Gangas Digital, como empresa de Performance Digital no âmbito de gestão de mídia paga, tem vindo a receber vários estagiários relacionados com o EFP.

Na receção destes estagiários, reconheço, de modo comum, uma humildade no que concerne à necessidade de absorver na prática o que estes estagiários têm vindo a aprender na teoria, nas aulas recebidas. Reparo também que são bastante autónomos e que no seu percurso de estágio demonstram uma grande motivação para ingressar no mercado de trabalho relacionado com o seu estágio, sendo esta uma mais valia na sua contratação.

As mais valias, para mim, enquanto Empreendedor, são a humildade que estes demonstram no conhecimento adquirido e a coragem e vontade de aplicar estratégias, sem receio de que possa correr mal. Como Agência, procuramos sempre dar liberdade para investir no que funciona e no que não funciona e, por vezes, somos surpreendidos com a capacidade destes estagiários em se tornarem uma mais valia no mercado de trabalho, pela sua ética de trabalho e humildade na aprendizagem obtida.”

logotipo da Flying tiger

Hugo Paiva

Diretor HR da Tiger

“O Comércio a Retalho apresenta um dinamismo muito próprio, que requer profissionais com um conjunto alargado de conhecimentos e saber fazer. Equipas mais preparadas e com um melhor conhecimento fazem a diferença no dia-a-dia de uma loja. Os alunos do Ensino Profissional são expostos, durante o seu percurso académico, a situações que lhes permitem adquirir não só conhecimentos técnicos, mas também experiência prática, que fazem toda a diferença e que permite que se diferenciem pela positiva desde a sua entrada no mercado de trabalho.”