Escola de comércio do Porto

Quem somos?

Missão

No cumprimento da sua missão, a ECP promove a disseminação do conhecimento e uma abordagem plural do ensino, incentiva o desenvolvimento de sinergias entre áreas científicas, e desenvolve uma cultura de inovação, criatividade e empreendedorismo, pautando-se por valores éticos e socialmente responsáveis.

Atuando com ofertas educativas e formativas dirigidas a jovens e adultos, predominantemente nas vertentes do Comércio, Distribuição e Serviços, procuramos contribuir de forma ativa e direta para o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e humanas dos indivíduos e, consequentemente, para a dinamização e progresso do nosso tecido empresarial.

Objetivo Geral

Ministrar formações de natureza profissionalizante, inseridas no Sistema Nacional de Qualificações e no Catálogo Nacional de Qualificações, nas modalidades de formação inicial e contínua e atividades de certificação escolar e profissional.

Fachada ECP

Projeto Educativo

O Projeto Educativo é um documento orientador que pretende integrar o esforço individual na dimensão coletiva destinada a proporcionar aos alunos as melhores oportunidades de aprendizagem. Assim, pretendemos desenvolver uma organização com objetivos claros, onde se promovam currículos orientados por princípios, atitudes, valores, finalidades e estratégias, que confiram à Escola um clima e uma cultura próprios e adequados ao processo educativo dos seus alunos. Em termos concretos, o Projeto Educativo não é mais do que um documento orientador da comunidade educativa, particularmente dos pais ou encarregados de educação, alunos e professores, agregador das políticas da escola relativamente aos sues grandes temas: curriculares, socioculturais, científicos, tecnológicos, ambientais e de cidadania.

Trata-se de um instrumento flexível e dinâmico que deve dar resposta às necessidades, problemas e expetativas da comunidade educativa e ser enriquecido com as sugestões que sejam propostas. Considerando a melhoria dos resultados decorrentes do anterior projeto, optámos por continuar a centrar a nossa atenção em cinco grandes áreas específicas de intervenção, a saber: “As Aprendizagens”, “As Soft skills”, “O Trabalho Colaborativo dos Docentes”, “As Parcerias Empresariais e Institucionais” e “O Trabalho com os Encarregados de Educação”.

A fim de dar melhor cumprimento às metas estabelecidas acrescentaram-se mais alguns objetivos específicos e estratégicos para cada uma das áreas, de forma a contribuir para um procedimento cada vez mais uniformizado focado em atingir os resultados pretendidos de um modo mais eficaz, tendo sempre como meta principal o grande tema agregador de toda a nossa atividade: melhorar a qualidade do ensino profissional.

Equipa ECP

Conselho de Administração