Alunos do Curso Técnico de Turismo com malas de viagem, máquina fotográfica

Curso profissional Técnico de Turismo

O Curso Profissional de Turismo tem como objetivo dotar os/as jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre esses recursos, através de canais convencionais e online, garantindo a satisfação dos/as clientes.

Este Curso de Técnico de Turismo, tem com o objetivo de formar quadros intermédios, leciona nas áreas de Receção Hoteleira, Informação Turística, Agências de Viagens, Transportes e Guias Turísticos, numa nova abordagem da aprendizagem, incorporando as melhores práticas e experiências internacionais e uma crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado empresarial.

O Técnico de Turismo será profissional de turismo versátil e polivalente com competências para conceber, organizar, promover e comercializar produtos e serviços turísticos e prestar informação turística, através de canais convencionais e online garantindo a satisfação dos clientes.

No Curso profissional Técnico de Turismo , todas as aprendizagens são consolidadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados anualmente.

Curso de Técnico de Turismo

O/A Técnico/a de Turismo é o/a profissional qualificado/a para:

• Desenhar e atualizar programas turísticos.
  • Organizar, estruturar e prestar informação sobre a oferta turística local.
  • Organizar a realização de eventos turísticos.
  • Divulgar os produtos e serviços turísticos e aconselhar o cliente na compra.
  • Negociar e vender produtos e serviços turísticos.
  • Prestar assistência ao cliente, turista e/ou visitante em operações turísticas
  • Efetuar operações de tesouraria em operações turísticas.
  • Organizar o arquivo, as bases de dados e extrair indicadores em operações turísticas.
  • Comunicar e interagir em língua inglesa no serviço de operações turísticas.

Curso profissional Técnico de Turismo: Público-alvo

Jovens com o 9º ano de escolaridade que pretendam frequentar o ensino secundário, numa abordagem mais prática e direcionada para o mercado de trabalho, e que não excluem a hipótese de prosseguir os estudos.

Curso Profissional de Turismo do Porto: Saídas Profissionais

• Agências de Viagem e na comercialização e operação de serviços turísticos (transporte, alojamento e viagens)
  • Entidades Regionais de Turismo;
  • Câmaras Municipais;
  • Postos de Informação Turística e na execução de tarefas de receção, acolhimento e acompanhamento de turistas, prestando informações variadas sobre acontecimentos e locais de interesse turístico e cultural
  • Parques e Feiras;
  • Museus e equipamentos culturais;
  • Aeroportos e empresas de transportes;
  • Empresas de animação turística;
  • Organização de atividades turísticas e eventos diversificados empreendimentos turísticos e unidades hoteleiras pela elaboração de itinerários de viagens e de orçamentos de acordo com os interesses e necessidades dos clientes;
  • Execução de tarefas nas áreas administrativas da gestão de empresas turísticas de viagens, de alojamento e rent-a-car
  • Acompanhamento de grupos
Inscrição no Curso Técnico Comercial da Escola de Comércio do Porto
Alunos do Curso Técnico de Turismo com malas de viagem, máquina fotográfica

Principais competências à saída do Curso Técnico de turismo

• Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;
  • Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;
  • Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;
  • Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;
  • Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços turísticos a prestar aos/às clientes;
  • Identificar motivações e interesses dos/as clientes;
  • Avaliar as necessidades do mercado e o potencial turístico de uma região;
  • Conhecer direitos e deveres, quer da organização, quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;
  • Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, promoção e controlo de eventos;
  • Organizar o arquivo das empresas nas quais exercem a sua atividade enquanto Técnico de Operações Turísticas.

Ensino secundário (equivalência ao 12º ano de escolaridade).

Nível de Qualificação

Ensino secundário e certificação profissional de nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

3300 horas (3 anos letivos).

Formação Prática em Contexto de Trabalho

Anual.

Ver Plano de Estudos
Tens alguma dúvida sobre o Curso profissional de Turismo?

Entra em contacto connosco!

Assunto

Mensagem

Como tiveste conhecimento do curso?

Uma escola com atiTUde!

Cursos Disponíveis