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Alunos do Curso Técnico de Vendas e Marketing com um funil de vendas, um quadro e as reações, like, coração

Curso Profissional Técnico de vendas e marketing

Com o Curso Técnico de Vendas e Marketing vão adquirir aptidões para exercer funções técnicas no âmbito do marketing em qualquer área de negócio ou setor de atividade.

Este Curso Técnico de Marketing forma profissionais capazes de colaborar na definição de estratégias de Marketing, operacionalizar as políticas de gestão de Marketing – Mix e de cliente e participar na elaboração de estudos de mercado com o objetivo de definir ou redefinir segmentos de mercado, permitindo que as empresas correspondam às necessidades do cliente, mantendo-os sempre satisfeitos.

No Curso Técnico de Vendas e Marketing , todas as aprendizagens são consolidadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados anualmente.

Técnico de Marketing

O/A Técnico/a de Marketing é o/a profissional qualificado/a para:

  • Colaborar no planeamento e elaboração de estudos de mercado.
  • Colaborar na elaboração, implementação e monitorização dos planos de marketing, vendas e da prospeção de clientes.
  • Implementar estratégias de publicidade e promoção dos produtos/serviços
  • Apresentar o produto e negociar com o cliente em ambientes business to business e/ou business to consumer.
  • Registar a venda e assegurar os respetivos procedimentos e efetuar o acompanhamento pós-venda.
  • Gerir informação relativa aos clientes, a sua fidelização; reclamações e situações de litígio no processo de venda.
  • Gerir e controlar os stocks da empresa.
  • Realizar processos de vendas em inglês.

Formação de Técnico de Vendas e Marketing: Público-alvo

Jovens com o 9º ano de escolaridade que pretendam frequentar o ensino secundário, numa abordagem mais prática e direcionada para o mercado de trabalho, e que não excluam a hipótese de prosseguir os estudos.

Inscrição no Curso Técnico Comercial da Escola de Comércio do Porto

Curso Técnico de Marketing: Saídas Profissionais

  • Comercial
  • Assistente de marketing
  • Assistente de comércio e retalho
  • Técnico de Vendas
  • Estudos de Mercado (prospeção)
  • Promover, informar e divulgar a venda de produtos e ou serviços
  • Assistente de Merchandising
  • Assistente de Publicidade e Promoção
  • Consultor de Vendas
  • Assistente de marketing digital
  • Assistente de Comunicação digital
  • Gestão de redes sociais
  • Planeamento de estratégias de marketing

Principais competências à saída do curso Técnico de Vendas e Marketing

  • Recolher informação necessária à previsão e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega e cobrança;
  • Gerir e controlar as atividades de entrega de produtos, custos, as relações com serviços de entrega, reclamação ou serviço ao cliente;
  • Gerir a informação de e para o cliente, a sua difusão e tradução em eficiência de serviço e satisfação do cliente, bem como a utilização das tecnologias subjacentes às operações comerciais;
  • Gerir espaços para promover maior número de vendas, assim como processos de venda;
  • Planear, organizar e controlar as equipas de trabalho e avaliar relatórios sobre as diferentes situações;
  • Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa;
  • Orientar o fecho da venda, através da identificação dos sinais de compra e do conhecimento de algumas das técnicas de fecho;
  • Colaborar na gestão de marketing da organização.
  • Conhecimento das teorias e conceitos básicos do marketing e vendas
  • Conhecimentos na gestão de projetos e equipas
  • Competências nas áreas do marketing digital
  • Competência em criar e executar estratégias de marketing para as redes sociais
  • Compreensão dos processos de negociação e comunicação

Tipologia

Ensino secundário (equivalência ao 12º ano de escolaridade).

Nível de Qualificação

Ensino secundário e certificação profissional de nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Duração

3300 horas (3 anos letivos).

Formação Prática em Contexto de Trabalho

Anual.

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    Cursos Disponíveis

    FAQ's

    O que são os cursos profissionais?

    Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

    Como funciona o Curso Profissional Técnico de Vendas e Marketing?

    Este curso tem uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. O plano de estudos inclui três componentes de formação: sociocultural; científica e técnica, incluindo estágios em empresas e a PAP- Prova de Aptidão Profissional.

    Como me posso candidatar a um curso da Escola de Comércio do Porto?

    A candidatura pode ser feita diretamente no nosso site ou junto da secretaria da escola.

    Que habilitações tenho de ter para frequentar um Curso Técnico de Marketing? / Quem pode candidatar-se à frequência dos Curso Profissional?

    Qualquer aluno que tenha concluído o 9.º ano de escolaridade, ou com habilitação equivalente ou ainda que não tenha concluído o ensino secundário, desde que, à data de 1 de setembro, do ano em que inicia o curso, tenha preferencialmente até 18 anos. Qualquer exceção será analisada pela Direção.

    Estudar na Escola de Comércio do Porto tem custos?

    A frequência de um curso não tem custos.

    Estudar na Escola de Comércio do Porto confere direito a subsídios?

    Confere direito a Subsídio de Alimentação, Subsídio de Transporte, Bolsa de Material Escolar e Bolsa de Profissionalização nos Estágios Curriculares de acordo com a legislação em vigor.

    O que é a PAP?

    A Prova de Aptidão Profissional é um projeto desenvolvido ao longo do 3º e último ano no qual são evidenciadas as competências adquiridas ao longo da formação.

    O que é a FCT?

    A FCT é designada por Formação em Contexto de Trabalho e consiste na realização de estágios em empresas da área ao longo do curso. A nossa FCT é anual.

    Quem encontra o estágio?

    A Escola através do Gabinete de empresas é a responsável pela colocação do aluno em estágio. Poderá dizer-se que o aluno também pode ser proativo na pesquisa de estágio, no caso de ter alguma empresa de referência onde pretenda estagiar, desde que a empresa cumpra os requisitos para acolher o estágio.

    Quais as vantagens do ensino profissional?

    O ensino profissional possibilita uma forte formação prática e um grande contacto com o mundo empresarial. E, é nesse sentido que facilita a entrada no mercado de trabalho. No entanto, não é obrigatório que o aluno saia da escola e dê de imediato início a uma carreira profissional. A grande vantagem do ensino profissional é que deixa a porta aberta para vários caminhos. O aluno, ao terminar o curso, pode ingressar no mercado de trabalho de imediato ou optar por prosseguir estudos.

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