Alunos do Curso de Empregado de Restaurante/Bar com vários cocktails e bandeja

Curso Empregado

Restaurante/bar

O CEF de Empregado de Restaurante/Bar é uma formação teórica e prática destinada a jovens que desejam iniciar uma carreira no setor da restauração. Este curso oferece uma oportunidade única de adquirir as competências e conhecimentos necessários para desempenhar funções em restaurantes, bares, cafés e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.

OBJETIVOS DO CURSO

• Dotar os alunos de conhecimentos sobre a preparação e o serviço de bebidas.
  • Garantir a compreensão das normas de higiene e segurança alimentar.
  • Preparar os alunos para enfrentar desafios reais do mundo do trabalho na área da restauração.
  • Dotar os alunos das principais técnicas de atendimento ao cliente
  • Desenvolver habilidades práticas no serviço de mesa e bar.

PRINCIPAIS TAREFAS A DESEMPENHAR

• Efetuar o aprovisionamento das matérias-primas utilizadas no serviço de restaurante/bar, assegurando o estado de conservação das mesmas.
  • Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza das equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/bar.
  • Recolher informações relativas à organização e execução do serviço de restaurante/bar.
  • Participar no arranjo da sala de refeições, de acordo com as características do serviço a executar.
  • Atender os clientes e executar o serviço de restaurante/bar, assegurando a ligação com os restantes serviços.
  • Executar os diferentes serviços especiais em restaurante/bar.
  • Atender e resolver reclamações de clientes.
  • Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.
Inscrição no Curso Técnico Comercial da Escola de Comércio do Porto

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Empregado/a de mesa e/ou Bar em estabelecimentos de restauração e similares, nomeadamente:

• Restaurantes;
  • Bares e cafés;
  • Hotéis e pousadas;
  • Empresas de catering;
  • Eventos e banquetes.

Destinatários

Jovens com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos com o 8º ano completo ou com frequência, sem aproveitamento, do 9º ano de escolaridade.

Tipologia e Nível de Qualificação

CEF Tipo 3, com a duração de 1 ano, conferindo o 9º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de nível 2.

1218 horas (1 ano letivo).

Formação Prática em Contexto de Trabalho

210 horas, no final do curso.

• Diploma de conclusão do 9.º ano de escolaridade.
  • Certificado de Qualificação Profissional de Nível II
Ver Plano de Estudos
Tens alguma dúvida?

Entra em contacto connosco!

Assunto

Mensagem

Como tiveste conhecimento do curso?

Uma escola com atiTUde!

Cursos Profissionais