Skip to main content

Reflexão sobre a Igualdade de Género

By 16 de Novembro, 2017Notícias

Decorreu, na ECP, um ciclo de seminários, integrados no programa “Parlamento dos Jovens”, este ano, dedicado ao tema “Igualdade de Género”.

Realizaram-se três seminários com os temas “As mulheres no jornalismo de desporto em Portugal”, com a oradora Dra Cláudia Martins, “Feminino/Masculino, a quanto nos obrigas …? As entrelinhas de ser homem e/ou mulher numa sociedade desigual.”, com a oradora Professora Doutora Joana Cabral, e “Ter ou fazer o género: (re)pensar a identidade e as relações de intimidade”, com a Dra Iolanda Fontainhas. Este seminário foi destinado a três turmas do curso de Técnico Comercial e com o referido programa dinamizado pela equipa de professores: Diamantino Ribeiro, Diana Monteiro e Fernanda Pinto. 

No primeiro seminário, realizado dia 31 de outubro, “As mulheres no jornalismo de desporto em Portugal”, a oradora convidada Dra Cláudia Martins, jornalista desportiva da Antena 1, apresentou o seu trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do seu doutoramento em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, referiu-se as motivações e inquietações académicas, sociais e pessoais, na escolha da profissão, e, proporcionou-se um debate acerca dos estereótipos culturais associados às profissões e atividades femininas.

Dando continuidade ao ciclo de seminários, no dia 6, realizou-se um segundo seminário entitulado “Ter ou fazer o género: (re)pensar a identidade e as relações de intimidade”, com a Dra Iolanda Fontainhas, investigadora nas questões da sexualidade e estudos de género. A oradora convidada desconstruiu alguns mitos associados a esta temática, desafiando a comunidade educativa a refletir sobre as várias dimensões que o conceito de sexualidade abrange (desejo, afetividade, intimidade e respeito) e questões como a identidade de género, as representações sociais e as expectativas associadas aos papeis do homem e da mulher nas relações. Os alunos e as alunas participaram com muito interesse e entusiasmo, tornando o seminário, um momento de reflexão e construção de ideias em comunidade. 

O terceiro e último seminário, “Feminino/Masculino, a quanto nos obrigas …? As entrelinhas de ser homem e/ou mulher numa sociedade desigual.”, no dia 16, a oradora Professora Doutora Joana Cabral, Psicóloga, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto e Investigadora no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, convidou os alunos a refletir sobre os seus próprios estereótipos de género e o modo como a sociedade atual, apesar da evolução positiva que se tem verificado, ainda associa certas características ao género feminino e/ou masculino. Sempre atentos e participativos, os alunos manifestaram as suas opiniões, contribuindo para um debate vivo e muito rico. Desse debate, orientado pela nossa convidada, pudemos concluir como os estereótipos nos retiram a possibilidade de sermos livres. 

Este conjunto de seminários, a cargo do professor Diamantino Ribeiro e das professoras Diana Monteiro e Fernanda Pinto, foram um sucesso. Tanto alunos como oradores e professores sairam desta experiência com um conhecimento mais rico e aberto relativamente à igualdade de género, um tema actual e importante no desenvolvimento do carácter de qualquer ser humano. 

 

Leave a Reply

×
Olá!

Precisas de ajuda? Fala já connosco através do WhatsApp!

×