PAFC - Projeto Cidadão

PROJETO CIDADÃO: PELA INTERCULTURALIDADE

“Viajar pelo mundo” foi o desafio lançado pelo 10.º Ano do Curso Técnico de Operações Turísticas a toda a comunidade educativa, no passado dia 21 de março. A sala decorada a preceito, proporcionava aos visitantes, rotas turísticas que incluíam cenografia de silhuetas identitárias, da cultura e das artes, dos cinco continentes através de “elementos vedetas”, mais icónicos de cada continente (Europa, África, América, Ásia e Oceânia). Também, naquela data, comemorava-se o Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial. Afinal, fazer turismo é uma forma de afirmação contra a discriminação racial e uma força viva ao serviço da paz, graças ao contacto direto, espontâneo e imediato entre homens e mulheres de culturas e formas de vida diferentes (Código de Ética Mundial para o Turismo).
Para além da componente pedagógica e cultural, a atividade incluiu gastronomia típica dos continentes, confecionada e servida pelos nossos alunos.
O dia foi complementado pela visita de alunos estrangeiros em mobilidade Erasmus na cidade do Porto e pela apresentação da App “Registo do Viajante” pela Dra. Graça Soares, em representação das Comunidades Portuguesas (Ministério dos Negócios Estrangeiros).
Este projeto interdisciplinar foi realizado no âmbito das disciplinas de Área de Integração (Projeto Cidadão: Pela Interculturalidade); Geografia; História e Cultura das Artes; e Gestão de Operações Turísticas.