PAFC - Projeto Cidadão

O que é a saúde mental?

Durante os meses de outubro e novembro, as turmas do 11.º ano estão a desenvolver o Projeto Cidadão: pela saúde mental, que pretende dar resposta aos desafios “O que é a saúde mental?” e “Como é que eu cuido da minha saúde mental?”
A apresentação da temática decorreu durante esta semana, em cada uma das turmas, pela nossa psicóloga, Dra. Lúcia Macedo, problematizando os fatores de risco e os fatores de proteção. Nas próximas semanas, os nossos alunos irão dar continuidade ao projeto nas aulas de Área de Integração. Depois outras dinâmicas acontecerão.
Reconhecemos assim a necessidade urgente de sensibilização e intervenção relativamente a este assunto. Sabemos que a pandemia teve um impacto negativo na saúde mental dos jovens portugueses (mais sintomas depressivos, perturbações da ansiedade, aumento das dependências, entre outros). A Escola é um contexto especial e um local onde, com alguma facilidade, se detetam dificuldades e necessidades ao nível da saúde mental.
Por estes motivos, a ECP está focada e empenhada na dinamização de atividades que visem a celebração e promoção da saúde e do bem-estar junto dos alunos.