PAFC - Projeto Leitor

Leituras dramatizadas

Integrada no Projeto Leitor e, em conformidade com a planificação das atividades, os alunos do 11º ano participaram em mais uma sessão de leitura dramatizada, no Teatro de Carlos Alberto, no mês de janeiro.
Como esta peça dramática “Frei Luis de Sousa” de Almeida Garrett integra os conteúdos previstos na disciplina, a leitura e a dramatização, desta vez, recaiu sobre a referida obra. Após algumas dinâmicas didáticas e de concentração, os alunos foram divididos em grupos de trabalho, de acordo com as três cenas que compõem a obra. Assim, os alunos pela leitura expressiva e pelos gestos, viram que o teatro propõe-se influenciar a maneira de sentir, agir e pensar, levando o leitor/espectador a tomar consciência do mundo que o rodeia, para que se processe a dupla transformação – a do mundo pelo homem e a do homem pelo mundo.
Com esta metodologia, os alunos puderam aprofundar o conhecimento desta obra e deste autor que fazem parte do nosso património cultural coletivo.