Jornadas de Marketing

No dia 31 de Janeiro encerramos o nosso mês com uma palestra que contou com várias caras do desporto. Com o tema, “O outro lado do desporto”, pudemos contar com testemunhos na primeira pessoa que nos fizeram reflectir.

Tivemos a honra de poder ter a participação de oradores como Fábio Fernandes, Ricardo Cayolla, Daniel Alves Oliveira, Pedro Meireles e Pedro Emanuel.

Fábio Fernandes é um ex-Atleta de Alta competição de Basquetebol. Esteve no Centro de Alta Rendimento do Jamor desde 1999 a 2003. Nesse mesmo ano, recebe o convite para incorporar o plantel sénior do F.C.Porto, onde permaneceu durante dez anos. Foi Campeão Nacional da liga Profissional, Três Taças de Portugal, duas Supertaças, Três vice-campeonatos Nacionais. Representou a Selecção Nacional nos escalões sub-16, sub-18 e sub-20. Quanto à formação profissional , C.E.T. Gestão Comercial e a Lic. Gestão de Marketing, pelo ISMAI. A nível profissional, nos últimos cinco anos esteve envolvido em projetos de Marketing, Brand Activations e Sports & Entertainment Events. Em marcas como; NBA3x Europe, Comic Con Portugal, FIFA Beach Soccer World Cup 2015, F.P.F., Danone e Knorr Espanha e Festival Marés Vivas.

Continuamos com a apresentação, Ricardo Cayolla foi jogador profissional de ténis, o primeiro tenista português a residir no estrangeiro. Doutorado em Marketing e Estratégia e Mestre em Alto Rendimento Desportivo é atualmente Professor Auxiliar convidado na Universidade de Aveiro e Professor Auxiliar convidado de Marketing no ISMAI. Criou e é o responsável pela Cayolla academia de ténis sendo também administrador da CFB, empresa que detém os direitos da Formação do Futebol Clube de Perafita. É comentador convidado de ténis no Eurosport Portugal e autor de cinco livros de ténis, o mais prolífico autor português.

Daniel Alves Oliveira, desde a participação como voluntário no Euro 2004 à ligação direta a um clube profissional – no caso o Leixões SC – Futebol, SAD e no Futebol Clube de Felgueiras 1932 – aproveitou sempre para juntar as experiências práticas aos conhecimentos académicos.
Aquando da sua passagem pelo Leixões SC – Futebol, SAD, enquanto Diretor de Marketing, esteve diretamente envolvido nos maiores contratos de patrocínio dos 109 anos de história do clube, gerando mais de 5 Milhões de Euros em contratos de patrocínio e publicidade com algumas das maiores empresas da Península Ibérica e potenciou aos seus patrocinadores um ROI – Retorno do Investimento Global de mais de 50 Milhões de Euros

Pedro Meireles – Atleta de basquetebol federado desde 2003. Iniciou o seu percurso no Grupo Desportivo de Basquetebol de Leça permanecendo durante 11 anos, representando a seleção nacional nos escalões de sub18 e sub20. Em 2014, foi convidado a representar o Maia Basket Clube no escalão sénior e sub20, sendo campeão distrital de sub20. Atualmente joga pelo Guifões Sport Clube, tendo integrado a equipa em 2015. A nível académico estuda Gestão de Marketing (2ºano de Licenciatura) no ISMAI.

E por fim, tivemos o privilégio de contar com o Pedro Emanuel, um profissional que dispensa apresentações. Efectuou a sua formação no Boavista FC, e sagrou-se campeão na época 2000/01, entrando para a história deste clube. Transferiu-se após esta vitória para o FC Porto, onde ficará eternizado pela vitória no campeonato do mundo de clubes. Em Junho de 2009 pôs fim à sua carreira como futebolista profissional e assumiu o cargo de treinador da equipa de sub-17 do Futebol Clube do Porto. No início da época 2009/2010 foi anunciado como assistente do treinador André Villas Boas do plantel principal do Porto. No final da época 2010/2011, Pedro Emanuel aceita uma proposta da Académica de Coimbra, através da qual deu início à sua carreira como treinador principal. No dia 13 de fevereiro de 2012, durante o jogo entre a Académica de Coimbra e o Gil Vicente FC,
Na sua primeira época como técnico, conseguiu manter o clube na 1ª liga de futebol (13º lugar) e garantiu a participação na fase de grupos da Liga Europa ao vencer o Sporting na final da Taça de Portugal. De referir que o clube não ia à final da competição há 43 anos e não ganhava o troféu há 73 anos. Nas épocas de 2013/2014 e de 2014/2015, foi treinador do Futebol Clube de Arouca, Futebol Clube de Arouca está muito ligada ao Futebol Clube do Porto, sendo a filial nº 40 do Futebol Clube do Porto. Em 2015/2016 foi para o o Apollon do chipre sendo eleito o treinador do ano no Chipre, um prémio que se juntou à conquista da Taça e do terceiro lutar no campeonato.

Foi uma palestra de sucesso, que deu motivação e conhecimentos essenciais para os nossos alunos e futuros profissionais, da Escola de Comércio do Porto.