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Projeto eTwinning “International Trade Deals”

O projeto:

Hoje em dia, muitas empresas locais necessitam de ter presença no mercado global para que se tornem mais competitivas e bem-sucedidas, melhorando a sua oferta de produtos/serviços. É, por isso, muito importante preparar os nossos alunos, futuros profissionais, para este processo de internacionalização, contactando fornecedores e consumidores estrangeiros de forma eficaz e natural.

Este projeto visa promover a confiança dos nossos alunos na utilização da língua inglesa para comunicar, tanto por email, como em videoconferência.  Tendo como ponto de partida a simulação de uma operação de venda, os alunos irão trocar emails, negociar cláusulas e chegar a um entendimento nos termos e condições de pagamento.

 

Objetivos:

– Desenvolver técnicas e estratégias de negociação e de marketing
– Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita)
– Adquirir e/ou consolidar soft skills como: capacidade de comunicação e de resolução de problemas, trabalho em equipa, criatividade, iniciativa, competências digitais
– Conhecer os hábitos, cultura e produtos locais dos países parceiros
– Reforçar a cooperação entre os dois países envolvidos com vista ao desenvolvimento de outros projetos Erasmus+
– Contribuir para o processo de internacionalização das escolas envolvidas
– Aumentar o grau de atratividade dos cursos profissionais

 

Processo de trabalho:

  1. Apresentação do projeto e dos objetivos do mesmo
  2. Exploração da plataforma eTwinning (com orientação da professora)
  3. Primeiro contacto com o parceiro (país e cidade) através de um Kahoot sobre Espanha e a cidade de Pamplona
  4. Apresentação pessoal dos participantes e upload da mesma na plataforma eTwinning
  5. Resposta ao 1º email enviado pelos alunos espanhóis, com a apresentação da sua loja e pedido de informação adicional. De seguida, é feita a correção do email (orientada pela professora) e o upload do mesmo na plataforma
  6. Resposta ao 2º email enviado pelos alunos espanhóis, solicitando informação adicional relativa a preços, descontos, métodos de pagamento, datas de entrega… De seguida, realizam a correção do email (orientada pela professora) e fazem o upload do mesmo na plataforma
  7. Resposta ao 3º email enviado pelos alunos espanhóis, na qual negoceiam a oferta e agendam uma reunião via Skype. De seguida, é feita a correção do email (orientada pela professora) e o upload do mesmo na plataforma
  8. Preparação da reunião Skype e roleplay da mesma
  9. Reunião via Skype
  10. Assinatura do contrato de compra e venda
  11. Processo de avaliação: avaliação do desempenho da turma, do grupo, individual e do projeto

 

Resultados esperados:

– TwinSpace público com os emails trocados durante o processo de negociação, bem como as gravações das reuniões via Skype
– Fortalecimento do contacto entre as duas escolas e colaboração futura num projeto Erasmus+, KA1 ou KA2
– Reforço do processo de internacionalização das duas escolas

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