O projeto:
Hoje em dia, muitas empresas locais necessitam de ter presença no mercado global para que se tornem mais competitivas e bem-sucedidas, melhorando a sua oferta de produtos/serviços. É, por isso, muito importante preparar os nossos alunos, futuros profissionais, para este processo de internacionalização, contactando fornecedores e consumidores estrangeiros de forma eficaz e natural.
Este projeto visa promover a confiança dos nossos alunos na utilização da língua inglesa para comunicar, tanto por email, como em videoconferência. Tendo como ponto de partida a simulação de uma operação de venda, os alunos irão trocar emails, negociar cláusulas e chegar a um entendimento nos termos e condições de pagamento.
Objetivos:
– Desenvolver técnicas e estratégias de negociação e de marketing
– Fortalecer as competências de comunicação na língua inglesa (oral e escrita)
– Adquirir e/ou consolidar soft skills como: capacidade de comunicação e de resolução de problemas, trabalho em equipa, criatividade, iniciativa, competências digitais
– Conhecer os hábitos, cultura e produtos locais dos países parceiros
– Reforçar a cooperação entre os dois países envolvidos com vista ao desenvolvimento de outros projetos Erasmus+
– Contribuir para o processo de internacionalização das escolas envolvidas
– Aumentar o grau de atratividade dos cursos profissionais
Processo de trabalho:
- Apresentação do projeto e dos objetivos do mesmo
- Exploração da plataforma eTwinning (com orientação da professora)
- Primeiro contacto com o parceiro (país e cidade) através de um Kahoot sobre Espanha e a cidade de Pamplona
- Apresentação pessoal dos participantes e upload da mesma na plataforma eTwinning
- Resposta ao 1º email enviado pelos alunos espanhóis, com a apresentação da sua loja e pedido de informação adicional. De seguida, é feita a correção do email (orientada pela professora) e o upload do mesmo na plataforma
- Resposta ao 2º email enviado pelos alunos espanhóis, solicitando informação adicional relativa a preços, descontos, métodos de pagamento, datas de entrega… De seguida, realizam a correção do email (orientada pela professora) e fazem o upload do mesmo na plataforma
- Resposta ao 3º email enviado pelos alunos espanhóis, na qual negoceiam a oferta e agendam uma reunião via Skype. De seguida, é feita a correção do email (orientada pela professora) e o upload do mesmo na plataforma
- Preparação da reunião Skype e roleplay da mesma
- Reunião via Skype
- Assinatura do contrato de compra e venda
- Processo de avaliação: avaliação do desempenho da turma, do grupo, individual e do projeto
Resultados esperados:
– TwinSpace público com os emails trocados durante o processo de negociação, bem como as gravações das reuniões via Skype
– Fortalecimento do contacto entre as duas escolas e colaboração futura num projeto Erasmus+, KA1 ou KA2
– Reforço do processo de internacionalização das duas escolas