Inauguração da nova biblioteca

No dia 19 de maio, foi inaugurado o novo espaço do nosso “cofre mágico”, a biblioteca da Escola de Comércio do Porto. E a “chave” que o “abriu” foi a sensibilidade estética e literária, aliada à criatividade e à inovação.

Muitas e diversas foram as atividades dinamizadas para assinalar este momento: concursos, como o “Bom Português”, jogado de forma interativa e lúdica na plataforma de aprendizagem digital KAHOOT; a declamação de um poema num formato flash mob; uma viagem sensorial pelo acervo literário da nossa biblioteca, que culminou na participação num concurso literário intitulado “Sentir”…  O entusiasmo, entrega e motivação dos nossos alunos foram uma constante, palavras-chave do posfácio de mais um “livro” que irá, certamente, embelezar as estantes da nossa biblioteca!

Com origem etimológica na palavra “cofre”, a biblioteca é, efetivamente, um espaço onde se guardam histórias e memórias, aventuras e desventuras que nos convidam a imaginar e a sonhar! E porque o leitor que a visita é a personagem principal das tramas que por lá encontra, a Escola de Comércio do Porto convidou toda a comunidade escolar a “abrir” este “cofre” mágico, a ver o seu interior, a ouvir o que as páginas dos livros, enciclopédias e outras publicações têm para lhes segredar, a “saborear” cada letra de cada sílaba de cada palavra, a inalar o aroma emanado por cada página, intensificado pela passagem do tempo, a sentir os contornos, saliências, texturas e a rigidez do traço desta ou daquela ilustração. Citando Fernando Pessoa, “na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações”!

Concluídas as atividades de dinamização do novo espaço da biblioteca, os elementos do júri do concurso “Sentir”, Cristina Cunha, Dora Rodrigues e Manuela Rodrigues, reuniram-se para deliberar o grupo vencedor. A criatividade, a capacidade de argumentação, a sensibilidade literária e a correção linguística foram os critérios avaliados. Os vencedores do concurso literário foram a Ana Rita Pereira, o Flávio Quintela, o Luís Santos e a Sílvia Aleixo, alunos da turma do 10º ano do curso Técnico de Vendas, que elegeram a epopeia camoniana e, de forma ousada e heroica, “imortalizaram” uma filosofia de vida que, nas suas palavras, se traduz em “o nosso passado longínquo esboça o nosso futuro”!

Este evento foi organizado e dinamizado pelas professoras Cristina Cunha, Dora Rodrigues e Manuela Rodrigues e contou com o precioso apoio de colaboradores e alunos.

Muitos parabéns a todos os participantes!