Espetáculo SHOWBUSINESS

A mala voadora apresentou, nos dias 27 e 28 de junho, no seu espaço, na Rua do Almada, no Porto, o espetáculo SHOWBUSINESS, com direção artística de Jorge Andrade, diretor artístico da companhia.

O espetáculo, desenvolvido no âmbito de um projeto homónimo apoiado pelo programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Intervenção Social da Fundação Calouste Gulbenkian, foi concebido e protagonizado por um grupo de alunos do curso Técnico de Vendas, da Escola de Comércio do Porto, um dos parceiros deste projeto. No espetáculo, este grupo de jovens fala de atividade comercial, necessidade de financiamento, sentido criativo e capacidade negocial. Estão a tentar abrir uma loja. Tentam ter ideias para abrir uma loja e acabam dentro de um teatro. Afinal, está tudo ligado: “Seja como for, o teatro continua a ser um negócio. Pode ser um mau negócio mas que é negócio, é!”

SHOWBUSINESS funciona como ponte entre a sala de aula da Escola do Comércio do Porto e o palco da Mala Voadora. Tiago Gomes, professor na Escola Comércio Do Porto, realça que além de fazer uso dos termos técnicos, o espectáculo permitiu aos alunos desenvolver uma maior capacidade de comunicação e relação com o outro, assim como um grande sentido de criatividade e iniciativa. “Através desta experiência, eles acabam por ter estas competências mais trabalhadas e isso acaba por ser uma mais valia tanto na sua formação como técnicos de vendas como enquanto pessoas”.

A escola colocou o programa curricular ao serviço da arte e o retorno tem sido notório a nível de aprendizagem e de comportamento da turma. “Muitos dos conteúdos tratados em palco são leccionados na escola, o que potencia a capacidade de memorização e de atenção”, clarifica Tiago Gomes.

Este projeto da ECP, está a ter uma cobertura por parte dos media extraordinária. Temos noticias no Diário de Noticias, no Jornal de Noticias, no Porto Canal (minuto 12) e no Público.