ECP na República Checa

Entre 10 de janeiro a 12 de março de 2019, seis alunos do 11ºano da ECP tiveram a oportunidade de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho, em Nový Jičín, na República Checa.

Os participantes foram recebidos pela nossa escola parceira EDUCA e puderam desenvolver competências profissionais, pessoais, linguísticas e soft skills, desempenharam funções de apoio a diversas instituições da cidade. Simultaneamente, durante os dois meses de estada, ficaram a conhecer cultura, gastronomia e até a língua do país, tendo feito diversas visitas culturais e visitado várias cidades como Ostrava, Brun e Praga.

Esta experiência foi o ponto de partida do nosso projeto Erasmus+ “Be My Guest” e englobou ainda a mobilidade de dois professores para realização de formação e missão de ensino no estrangeiro.

Aqui ficam alguns relatos desta experiência Erasmus, contados por quem a viveu:

“Foi um prazer partilhar esta aventura cinco colegas que acabaram por se tornar amigos. O acolhimento e acompanhamento ao longo do estágio por parte de toda a equipa da ECP e da escola de acolhimento foram imprescindíveis para a boa integração e adaptação ao estágio e à vida e cultura da cidade. Desenvolvi novas capacidades e autonomia que serão fundamentais para a vida futura. Sem dúvida uma experiência que não trocava e que pretendo repetir!”

Margarida Vieira

“Foram 2 meses bem passados na companhia de pessoas novas, locais novos, uma língua nova e sabores novos. Estar na República Checa fez-me crescer. A cidade onde ficamos tinha tudo o que precisávamos e o meu local de estágio era ótimo, foram sempre simpáticos comigo e eram super divertidos. Acho que não poderia ter corrido de uma forma melhor. Recomendo que quem tiver a oportunidade de fazer Erasmus que o faça pois eu repetia de certeza!”

Binito Saraiva

“Ir para o estágio com uma temperatura de -10ºC não é nada habitual, mas a neve tornava as cidades muito bonitas. Aprendi algumas palavras em checo como “obrigado”, “desculpa”, “olá”; ganhei autonomia, gestão de conflitos, um melhor domínio da língua inglesa e do meu relacionamento interpessoal. Recomendo que aproveitem a oportunidade de realizar ERASMUS+.”

Beatriz Barros

“Durante os dois meses na República Checa aprendi a conviver diariamente com pessoas e a lidar com situações inesperadas e difíceis e graças a elas cresci tanto como pessoa como profissional. O estágio foi uma experiência nova e divertida, pois pela primeira vez estive do lado dos professores e os alunos gostavam de mim e queriam ter-me ali. Todo o apoio fornecido pela escola tanto daqui como de lá foi excecional e não me faltou nada. A minha experiência não podia ter corrido melhor. Recomendo a toda a gente que tiver a oportunidade de realizar Erasmus+ que o faça.”

Jorge Soblechero

“O contacto com outra cultura, língua e ensino ajudou-me a alargar os meus horizontes e a tornar-me numa cidadã mais completa e competente. Estagiei numa escola primária em que fazia de assistente nas aulas de inglês e participava em todas as atividades da escola. O acolhimento, receção e acompanhamento ao longo do estágio por parte da ECP, do hostel e do meu estágio foram muito importantes para a minha integração e adaptação. Sem dúvida, uma experiência para a vida e que nunca vou esquecer!”

Rafaela Barroca

“No decorrer do estágio evoluí como ser humano nos campos social e de responsabilidade. Agradeço à Escola de Comércio do Porto por esta oportunidade!”

Afonso Meireles