A terceira mobilidade de alunos do nosso projeto Erasmus+ Be My Guest – training abroad levou seis alunos da ECP até Barcelona entre o dia 5 e o dia 20 de maio.

Esta experiência foi realizada em parceria com a escola Jesuites El Clot e incluiu diversas atividades com o intuito de possibilitar aos participantes conhecer e interagir com professores e alunos da escola e onde tiveram aulas de marketing, operações comerciais e também uma aula de vitrinismo. Os alunos portugueses, acompanhados pelo professor Tiago Gomes nos primeiros dias, e os colegas espanhóis fizeram uma apresentação sobre os seus países, para dar a conhecer a sua cultura.

Em paralelo com a mobilidade de alunos, as professoras Catarina Oliveira, que lecionou uma aula para o grupo espanhol, e Dora Rodrigues participaram num jobshadowing na mesma escola.

Além do programa de trabalho na sala de aula, o grupo visitou várias empresas com representação em Espanha e Portugal, nomeadamente a Schneider Electric, a Levi’s, a Media Markt e a CEPCOM para ganharem uma visão global do mercado.

Efetuaram ainda várias visitas culturais para conhecer a história da cidade de Barcelona, como a Catedral da Sagrada Família, as Ramblas, o Bairro Gótico de Barcelona, o Museu de Arte Moderna da Catalunha e também o Parc Guëll.

Além das competências técnicas e da oportunidade de conhecer outro país, os nossos participantes tiveram oportunidade de trabalhar as suas competências linguísticas, na língua espanhola, comunicando todos os dias com os habitantes locais e com os estudantes da escola, gerir o seu tempo, seja profissionalmente ou também pessoal, a trabalhar em equipa, e a comunicar com os outros, e em grupo.

Aqui ficam algumas palavras sobre esta experiência Erasmus:

“Aprendi novos hábitos, atitudes e estilo de vida, fiz boas novas amizades e ampliei os meus horizontes e a minha cultura.” (Daniel Tavares)

“O tempo que passei em Barcelona fez-me crescer como pessoa e como profissional. Ganhei mais independência, aprendi como gerir melhor o meu dinheiro e as visitas profissionais foram bastante úteis para o meu futuro.” (Noemi Henriques)

“Esta mobilidade permitiu-me crescer e expandir a minha mente, conhecer pessoas incríveis, e testemunhar a felicidade de um grupo incrível e unido. Fazer Erasmus foi uma experiência inesquecível.” (Nádia Moreira)

“Penso que a mobilidade foi uma mais-valia para a minha vida pessoal, mas também para a minha vida profissional, pois aprendi a manter sempre uma atitude positiva. Termino esta mobilidade com uma nova visão deste mundo e novas aprendizagens.” (Diogo Lobo)

“Eu gostei muito de ter participado no ERASMUS+ Barcelona. Fez-me crescer e aprender a partilhar casa, a dividir tarefas com os meus colegas e conviver com pessoas que não conhecia. Adorei! (Marta Soares)

“A mobilidade foi fantástica, tive um enorme crescimento pessoal, uma melhoria gradual no meu espanhol e inglês e muitas aprendizagens que levo para o dia-a-dia. Todas as minhas expetativas foram superadas.” (Ana Sousa)