Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro. Esta é uma data que todos deveríamos conhecer, não pelo dia em si, mas pelo que ele representa.

Foi a 10 de dezembro de 1948 que se assinou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e é a 10 de dezembro de 2018, 70 anos depois, que a ECP se junta às inúmeras escolas do país e do mundo para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Foi neste âmbito que os alunos do 11º Técnico Comercial preparam uma exposição e, junto das turmas do 10ºano, realizaram dinâmicas de grupo, inspiradas nas que vivenciaram nas Jornadas da Juventude «Cidadania Global – os Jovens e o Mundo», de modo a divulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a sua história e a sua importância no mundo atual.

Também os alunos do 11º Técnico de Marketing participaram nesta celebração, ao dar conhecer o papel da ONU e de outras organizações internacionais na resolução de problemas globais, nomeadamente na promoção do respeito dos direitos humanos, através de cartazes e outras formas de apresentação.

A turma do CEF, em contexto de sala de aula, criou panfletos apresentações em PowerPoint acerca dos artigos da Declaração relacionados com o trabalhador.

No dia 10 de dezembro, quando chegámos à escola, fomos recebidos com os trabalhos dos nossos alunos nas escadas da entrada. Quando saímos, levamos connosco o sentimento de dever cumprido. O respeito pelos Direitos Humanos começa aqui, agora, contigo. Da escola para o mundo.