Dia do perfil do aluno

O dia 15 de janeiro foi inteiramente dedicado a uma iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Educação, o Dia do Perfil do Aluno, que visa dar a conhecer o perfil de saída do aluno do século XXI do ensino secundário obrigatório.

A nossa Diretora iniciou os trabalhos, apresentando as oradoras convidadas. A Dra. Sónia Soares é professora do quadro do Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira, Vila do Conde. Coordena o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e a Equipa de Autoavaliação. É, também, dinamizadora do grupo “Primavera Educativa em Portugal”, no Facebook, e falou-nos sobre os novos desafios deste perfil para alunos e professores.

Ainda durante a manhã, ouvimos a Dra. Susana Carneiro, professora do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no Porto, que nos falou sobre o trabalho de projeto e a sua importância. Durante a tarde, o Dr. Tiago Gomes, coordenador do PAFC, definiu as linhas de atuação da ECP. Mais tarde, os nossos alunos, acompanhados dos professores envolvidos no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, apresentaram os projetos estruturantes que estamos a desenvolver: Projeto Persona, Projeto Leitor e Projeto Rotas de Comércio.