Alunos do Curso Técnico de Vendas e Marketing com um funil de vendas, um quadro e as reações, like, coração

Curso Profissional Técnico de vendas e marketing

Com o Curso Técnico de Vendas e Marketing vão adquirir aptidões para exercer funções técnicas no âmbito do marketing em qualquer área de negócio ou setor de atividade.

Este Curso Técnico de Marketing forma profissionais capazes de colaborar na definição de estratégias de Marketing, operacionalizar as políticas de gestão de Marketing – Mix e de cliente e participar na elaboração de estudos de mercado com o objetivo de definir ou redefinir segmentos de mercado, permitindo que as empresas correspondam às necessidades do cliente, mantendo-os sempre satisfeitos.

No Curso Técnico de Vendas e Marketing , todas as aprendizagens são consolidadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados anualmente.

Técnico de Marketing

O/A Técnico/a de Marketing é o/a profissional qualificado/a para:

• Colaborar no planeamento e elaboração de estudos de mercado.
  • Colaborar na elaboração, implementação e monitorização dos planos de marketing, vendas e da prospeção de clientes.
  • Implementar estratégias de publicidade e promoção dos produtos/serviços
  • Apresentar o produto e negociar com o cliente em ambientes business to business e/ou business to consumer.
  • Registar a venda e assegurar os respetivos procedimentos e efetuar o acompanhamento pós-venda.
  • Gerir informação relativa aos clientes, a sua fidelização; reclamações e situações de litígio no processo de venda.
  • Gerir e controlar os stocks da empresa.
  • Realizar processos de vendas em inglês.

Formação de Técnico de Vendas e Marketing: Público-alvo

Jovens com o 9º ano de escolaridade que pretendam frequentar o ensino secundário, numa abordagem mais prática e direcionada para o mercado de trabalho, e que não excluam a hipótese de prosseguir os estudos.

Curso Técnico de Marketing: Saídas Profissionais

• Comercial
  • Assistente de marketing
  • Assistente de comércio e retalho
  • Técnico de Vendas
  • Estudos de Mercado (prospeção)
  • Promover, informar e divulgar a venda de produtos e ou serviços
  • Assistente de Merchandising
  • Assistente de Publicidade e Promoção
  • Consultor de Vendas
  • Assistente de marketing digital
  • Assistente de Comunicação digital
  • Gestão de redes sociais
  • Planeamento de estratégias de marketing
Inscrição no Curso Técnico Comercial da Escola de Comércio do Porto

Principais competências à saída do curso Técnico de Vendas e Marketing

• Recolher informação necessária à previsão e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega e cobrança;
  • Gerir e controlar as atividades de entrega de produtos, custos, as relações com serviços de entrega, reclamação ou serviço ao cliente;
  • Gerir a informação de e para o cliente, a sua difusão e tradução em eficiência de serviço e satisfação do cliente, bem como a utilização das tecnologias subjacentes às operações comerciais;
  • Gerir espaços para promover maior número de vendas, assim como processos de venda;
  • Planear, organizar e controlar as equipas de trabalho e avaliar relatórios sobre as diferentes situações;
  • Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa;
  • Orientar o fecho da venda, através da identificação dos sinais de compra e do conhecimento de algumas das técnicas de fecho;
  • Colaborar na gestão de marketing da organização.
  • Conhecimento das teorias e conceitos básicos do marketing e vendas
  • Conhecimentos na gestão de projetos e equipas
  • Competências nas áreas do marketing digital
  • Competência em criar e executar estratégias de marketing para as redes sociais
  • Compreensão dos processos de negociação e comunicação

Ensino secundário (equivalência ao 12º ano de escolaridade).

Nível de Qualificação

Ensino secundário e certificação profissional de nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Duração

3300 horas (3 anos letivos).

Formação Prática em Contexto de Trabalho

Anual.

Ver Plano de Estudos
Tens alguma dúvida?

Entra em contacto connosco!

Assunto

Mensagem

Como tiveste conhecimento do curso?

Testemunhos

ver mais