Conferência Internacional

A Escola de Comércio do Porto, escola profissional do Grupo Ensinus, esteve representada na 25ª Conferência Anual de EFVET pela sua Diretora, Dra. Ana Mestre. Este evento, que decorreu em Valência, Espanha, de 26 a 29 de outubro, teve como temática “Quality in action putting the learner at the forefront of everything we do!!!”

26 de outubro foi dia de mesas redondas do Welcome and Information Session, onde se iniciaram os trabalhos de networking perspetivando novos contactos para parcerias. Pelas 17 horas, houve um briefing de trabalho entre rapporteurs e moderadores para combinação de estratégia de trabalho para os restantes dias. Portugal mostrou também o seu “sabor” com uma pequena lembrança, pastéis de nata, oferecidos ao grupo de trabalho.

28 de outubro foi um dia repleto de trabalho, aprendizagem e troca de conhecimento para a representante da ECP na Conferência Anual da EFVET. A Dra. Ana Mestre participou na sessão de abertura, Quality in Action, em diversos grupos temáticos e várias mesas redondas. Deste dia destaca-se a visita à EDEM (Escola de Empresários).

E, se pensaram que, depois da Gala Final, o congresso anual da EFVET tinha chegado ao fim, engaram-se… Depois deste evento, na sexta-feira, dia 28, a representante da ECP, Dra. Ana Mestre, continuou com o seu trabalho, num sábado atarefado mas igualmente bem-disposto. Desde o Focus Group, ao trabalho com os moderadores dos grupos que integravam as apresentações dos representantes das escolas e ao networking, muitas foram as atividades em que as Diretoras das Escolas Profissionais do Grupo Ensinus participaram.

A Conferência Anual da EFVET chegou ao fim com um saldo extremamente positivo para todas as Escolas Profissionais do Grupo Ensinus. As representantes das Escola de Comércio de Lisboa, Escola de Comércio do Porto, Escola Profissional de Ensino Técnico e Instituto de Educação Técnica cumpriram os objetivos de participação nesta iniciativa anual e voltaram culturalmente e profissionalmente mais ricas.

O último dia foi marcado por uma conferência, com os representantes da OCDE, Jaguar, Land Rover e uma gestora na área da investigação e desenvolvimento, que abordaram temáticas como o equilíbrio entre as competências técnicas e inter e intra pessoais; o impacto da tecnologia digital na qualidade do ensino profissional; e a importância das parcerias com empresas. Entre o Focus Group e as mesas redondas de apresentação de projetos inovadores em diferentes áreas, como o networking, assistiu-se à apresentação da estratégia de comunicação da EFVET. E, porque o trabalho árduo deve ser recompensado com uma pausa, nada melhor que chegar ao fim do congresso com uma excursão, seguida de um almoço.

Parabéns à organização e um bem-haja às representantes das nossas escolas.