Skip to main content

Apresentação do Projeto

A ECP desenvolve e participa em diversos projetos escolares locais, nacionais e internacionais que visam o desenvolvimento dos seus alunos como cidadãos integrais e ativos. Num compromisso claro com esta postura, no ano letivo 2019/2020 aderimos ao Projeto Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu [EEPE/EPAS].

 

Este é um programa pedagógico desenvolvido nos 27 Estados-membros da União Europeia que implica um trabalho contínuo, de professores e alunos no papel de embaixadores seniores e juniores, num conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de:

·         sensibilizar para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia entre os jovens, especialmente entre os alunos que frequentam o ensino secundário regular e o ensino profissional;

·         investir na consciencialização dos jovens sobre as possibilidades que lhes oferece a sua cidadania europeia, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu e por conseguinte nas nossas vidas quotidianas.

Em cada escola participante, o programa EEPE é orientado pelos Embaixadores Seniores [professores] que, em conjunto com os Embaixadores Juniores, decidirão sobre o plano de ação mais adequado e atrativo, tendo em vista os objetivos acima referidos.

Assim, numa fase inicial houve a preparação de embaixadores juniores, do curso Técnico de Turismo – 10º ano e 11º ano, por parte Joana Freitas, do Gabinete de Relações Internacionais, Diana Monteiro e Fernanda Pinto, docentes de Área de Integração/Cidadania, as embaixadoras seniores. Além disso, para garantir a interdisciplinaridade e a cooperação nas várias atividades colabora uma equipa de trabalho multidisciplinar que conta com a cooperação de vários docentes, nomeadamente, Ana Azevedo, Hugo Malta, Dora Rodrigues, Alexandra Tinoco e Diana Mesquita.

 

No separador Atividades t podes mais sobre o trabalho desenvolvido pelos nossos embaixadores, seniores e juniores e as comemorações previstas para a Semana da Europa, nas quais serão envolvidas todas as turmas e docentes da ECP.

 

Página oficial do EPEE: https://www.europarl.europa.eu/portugal/pt/juventude_formacao/projeto-pedagogico-escola-embaixadora-do-parlamento-europeu.html

Página de Facebook de divulgação do projeto a nível europeu [EPAS em inglês]: https://www.facebook.com/EPAmbassadorSchools/

Leave a Reply

×
Olá!

Precisas de ajuda? Fala já connosco através do WhatsApp!

×