“A Educação do Futuro está aqui”

No dia 17 de novembro, a Escola de Comércio do Porto esteve presente no Seminário “A educação do futuro está aqui” que decorreu no Colégio de Gaia. A entidade promotora deste seminário, a Fundação Manuel Leão, pretendeu evidenciar as inovações em curso nas escolas portuguesas, em processo de mudança, e facilitar a criação ou reforço de redes de cooperação entre as escolas e os profissionais que nelas trabalham.

Durante a manhã, em plenário, foram apresentadas as oito áreas problemáticas em formato introdutório. Da parte da tarde, cada participante escolheu uma área específica de aprofundamento, em formato de oficina, onde foram apresentados trabalhos já desenvolvidos por algumas escolas, o que proporcionou momentos de partilha muito interessantes nas seguintes áreas: Aprendizagem baseada em projetos, Flexibilidade curricular/DAC; Trabalho cooperativo entre docentes; Nova organização das salas de aula; Apps, internet e telemóveis na sala de aula; Diversificar a avaliação dos alunos; Novas exigências às lideranças escolares; e a Prevenção da exclusão escolar.

Deste modo, foi possível conhecer algumas inovações em curso, fazer uma reflexão em torno dos processos de mudança e das melhorias a serem introduzidas como resultado de um trabalho cooperativo entre escolas e professores.

Para além da nossa Diretora, Dra. Ana Mestre, participaram neste seminário, as professoras Diana Monteiro, Dora Rodrigues, Marília Sequeira e professor Tiago Gomes.