Skip to main content

Rede de Escolas Associadas da UNESCO

Internacionalização

Infopoint

Este espaço foi criado no âmbito do projeto pedagógico Rede de Escolas Associadas da UNESCO e pretende ser um espaço virtual onde poderás encontrar publicações, curiosidades, notícias e informação diversa e atualizada sobre a contribuição da UNESCO para a construção de um mundo sustentável com sociedades justas, promover a paz, celebrar a diversidade e a defesa dos direitos humanos.

Documentos Orientadores

UNESCO Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura: link

Comissão Nacional da UNESCO –  link

ONU Organização das Nações Unidas –  link

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – link

Atualidade

António Manuel de Oliveira Guterres assumiu funções como secretário-geral das Nações Unidas no dia 1 de janeiro de 2017, sendo a nona pessoa a ocupar este cargo – link

Personalidades Portuguesas em funções na ONU – link

ONU News-Perspectiva Global Reportagens Humanas – link
Internacionalização

Apresentação do Projeto

A Escola de Comércio do Porto (ECP) integra, com grande sentido de responsabilidade, a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, reafirmando o seu compromisso com os valores universais - paz, cidadania global, sustentabilidade, inclusão e respeito pela diversidade. Este compromisso orienta diariamente a ação educativa da nossa comunidade educativa, que envolve todas as turmas, equipa pedagógica, técnicos de educação, famílias, instituições e organizações parceiras. A ECP procura dar corpo aos princípios fundamentais da UNESCO, promovendo ativamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com destaque para os ODS 2, 3, 4, 7, 12 e 16: Erradicação da Fome, Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Energias Renováveis, Comunidades Sustentáveis e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Internacionalização

Atividades

Ao longo do ano letivo 2024/2025, a Escola de Comércio do Porto dinamizou um leque diversificado de atividades pedagógicas, culturais, científicas e cívicas, pautadas por uma abordagem transversal e colaborativa:

  • Educação para a Sustentabilidade e Património

Criação de uma horta pedagógica; práticas de turismo inclusivo; visita a central de biogás e fotovoltaica; visitas de estudo ao património edificado e cultural, nomeadamente nas cidades de Porto, Aveiro, Vigo e Santiago de Compostela, e ao Museu da Biodiversidade, promovendo a consciencialização ambiental e cultural.

  • Valorização da Diversidade e Interculturalidade

Participação em projetos europeus eTwinning e Erasmus+ (KA1 e KA2), envolvendo mobilidades efetuadas em vários países e atividades de integração com escolas parceiras internacionais, promovendo competências linguísticas, empresariais e de interculturalidade.

Erasmus Day e Semana da Europa e da Cidadania, com partilha de experiências de mobilidade, atividades lúdico-pedagógicas e iniciativas inclusivas interculturais desenvolvidas por alunos de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

  • Promoção da Cidadania, Direitos Humanos e Memória Histórica

Celebração de efemérides da ONU como o Dia Mundial da Alimentação, Dia da Europa, Dia dos Direitos Humanos, Dia Internacional do Património Cultural Imaterial e Dia em Memória das Vítimas do Holocausto.

Debate alargado, elaboração de posters, exposições, projeção de filmes e atividades interativas para estimular a reflexão crítica sobre democracia, liberdade, justiça social, combate à discriminação e memória histórica.

  • Educação Financeira, Empreendedorismo e Literacia Digital

Organização da Semana da Formação Financeira com seminários, workshops interativos e visitas ao Banco de Portugal, Banco Central e instituições de referência.

Participação no Concurso Euroscola e projetos de Prova de Aptidão Profissional em simulação de negócios, promovendo o espírito empreendedor, responsabilidade, inclusão social e cidadania ativa.

  • Inovação Pedagógica

Dinamização do modelo colaborativo “whole school approach”, incentivando a participação ativa dos alunos na liderança de projetos e atividades, na perspetiva interpares e na concretização dos 4 C’s do perfil do aluno ECP: pessoa comprometida, colaborativa, criativa e comunicativa.

  • Promoção e Valorização do Património Cultural

Trabalhos criativas manuais efetuados pelos alunos para serem expostos na mostra “Mega Manta EPAS – valores europeus”, criação de roteiros literários e turísticos: “Histórias que nos fazem viajar”, “Deambulações literárias”, “Rota das Livrarias” e visitas a museus, consolidando a importância dos alunos conhecerem e preservarem o património local, nacional e europeu.

Compromisso com a UNESCO

Inspirada nos quatro pilares da Educação identificados no Relatório Delors – “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser” – a ECP estrutura a sua missão educativa no desenvolvimento integral dos seus alunos, privilegiando vivências significativas e a construção partilhada de conhecimento, ética e responsabilidade social.

O nosso percurso no âmbito da Rede de Escolas Associadas da UNESCO constitui uma referência de boas práticas, inovação pedagógica e compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e promotora da paz, do desenvolvimento sustentável e da cidadania global.

Ao longo do ano letivo 2024/2025, a Escola de Comércio do Porto (ECP) afirmou-se, mais uma vez, como um espaço dinâmico de cidadania ativa e participação democrática, no quadro do programa pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EPAS). Sob o mote “Somos todos europeus. Experiências de Cidadania”, os embaixadores juniores, envolvendo toda a comunidade escolar, protagonizaram um conjunto diversificado de iniciativas que promoveram os valores fundadores da União Europeia: liberdade, democracia, justiça, igualdade, solidariedade e respeito pela diversidade.