Um profissional qualificado para vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
Neste curso os alunos adquirem competências para criarem o seu próprio negócio e de reconhecerem as necessidades do mercado e do público-alvo. Desenvolvem capacidades de estudo dos produtos e ou serviços da empresa, caracterizam o tipo de clientes, concorrência e o mercado em geral para corresponder à satisfação dos clientes. Trabalham competências técnicas de dinamização e otimização dos espaços de venda, participam na organização e animação do ponto de venda bem como de atendimento e aconselhamento dos clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
No final do curso é expectável que os alunos sejam capazes de processar a venda recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis, colaborem na definição e composição do sortido, apresentando propostas, de acordo com a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado, assegurem o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com objetivo da sua resolução, procedendo à troca e produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações e procedam à organização da documentação relativa ao processo de venda.
Todas as aprendizagens são consolidadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados anualmente.