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Estudantes do Curso Técnico Comercial da Escola de Comércio do Porto num carrinho de compras com mochilas e portátil.

Curso profissional Técnico Comercial

No Curso Técnico Comercial, os alunos adquirem competências para criarem o seu próprio negócio e de reconhecerem as necessidades do mercado e do público-alvo. Desenvolvem capacidades de estudo dos produtos e/ou serviços da empresa, caracterizam o tipo de clientes, concorrência e o mercado em geral para corresponder à satisfação dos clientes.

Trabalham competências técnicas de dinamização e otimização dos espaços de venda, participam na organização e animação do ponto de venda, bem como de atendimento e aconselhamento dos clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.

No final do Curso Profissional Técnico Comercial é expectável que os alunos sejam capazes de processar a venda recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis, que colaborem na definição e composição do sortido, apresentando propostas, conforme a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado, assegurem o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com objetivo da sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações e procedam à organização da documentação relativa ao processo de venda.

No Curso Técnico Comercial, todas as aprendizagens são consolidadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados anualmente.

TÉCNICO COMERCIAL

O/A Técnico/a Comercial é o/a profissional qualificado/a para:

  • Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, para responder adequadamente às necessidades dos clientes.
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  • Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis, assim como a organização da documentação.
  • Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
  • Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  • Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente, a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes

Formação Técnico Comercial: Público-alvo

Jovens com o 9º ano de escolaridade que pretendam frequentar o ensino secundário, numa abordagem mais prática e direcionada para o mercado de trabalho, e que não excluam a hipótese de prosseguir os estudos.

Inscrição no Curso Técnico Comercial da Escola de Comércio do Porto

Curso Técnico de comércio: Saídas Profissionais

  • Gestor Comercial
  • Assistente Administrativo Comercial
  • Representante Comercial
  • Consultor de Vendas
  • Assistente de Compras
  • Especialista em Atendimento ao Cliente
  • Empreendedor / criação de Negócio
  • Técnico de comércio em estabelecimentos comerciais direcionados para a venda de bens e serviços.
  • Promotor de vendas.
  • Agente ou delegado comercial.
  • Auxiliar administrativo.
  • Gestor comercial.
  • Gestor de site de e-commerce

Principais Competências à saída do curso profissional de Técnico/a Comercial

  • Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  • Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
  • Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
  • Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  • Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente, a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.

Tipologia

Ensino secundário (equivalência ao 12º ano de escolaridade).

Nível de Qualificação

Ensino secundário e certificação profissional de nível 4 de qualificação do Catálogo Nacional de Qualificações ANQEP.

Duração

3125 horas (3 anos letivos).

Formação Prática em Contexto de Trabalho

Anual.

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Montra com patins e flores do projeto do Curso de Vitrinismo

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